Diário Digital
 
Geral

Taxa de ocupação de UTIs é de 80% e nessa semana devem ser ativados 10 leitos

O período considerado mais crítico foi agosto de 2020, onde a taxa de ocupação de UTI global chegou a 95%

|
Yara Borges
AddThis Website Tools
Taxa de ocupação de UTIs é de 80% e nessa semana devem ser ativados 10 leitos (Foto:Divulgação/PortaldoMS)

No primeiro fim de semana do ano Campo Grande manteve a média de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) menor que 85%, ou seja, dos 280 leitos disponíveis ao SUS, 50 estavam livres e 230 ocupados, conforme informações do censo hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de ontem (03). A previsão é de que mais 10 leitos de UTI sejam ativados nesta semana no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), assegurando assim a assistência adequada à população.

Desde o início da pandemia o município de Campo Grande mais do que dobrou o número de leitos de UTI, saindo de 116 para os atuais 308, contratados na rede pública e privada. O período considerado mais crítico foi agosto do ano passado, onde a taxa de ocupação de UTI global chegou a 95%.

Os dados sobre a taxa de ocupação de UTI apresentados pelo município considera todos os leitos disponíveis aos pacientes SUS habilitados ou não junto ao Ministério da Saúde, contratualizados  em hospitais públicos, filantrópicos e particulares, como o Hospital Adventista do Pênfigo, Clínica Campo Grande, El Kadri e Proncor, que são subsidiados com recursos próprios.

Quando se considera números da macrorregião de Campo Grande, que engloba outros 33 municípios e somente os leitos habilitados, pode haver divergência na informação e não apresentar o cenário real.

Paralelamente a ampliação no número de leitos, o município mantém as ações preventivas e o trabalho diário de fiscalização. A oferta de testes e exames para detecção da Covid-19 foram ampliadas, o toque de recolher reduzido de 00h às 05h para 22h às 5h e diariamente são feitas ações estratégicas em operaçãoes realizadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), Vigilância Sanitária, Semadur e Agetran, com apoio da Polícia Militar.

Veja Também

Cine Café volta ao MIS com exibição do filme Cidadão Kane nesta quinta

Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações

Obras na rodovia MS-436 avançam e ampliam segurança entre Camapuã e Figueirão

Uems lança pós-graduações em Segurança Pública e Direito Constitucional e abre 160 vagas

AddThis Website Tools