Geral

Tapetes coloridos lembram que Corpus Christi não é só feriado, mas a presença real de Cristo

Católicos de 46 paróquias vinculadas a Arquidiocese e mais de 350 comunidades participaram da tradicional atividade

|
Redação
(Foto: Luiz Alberto)

Bem cedinho, féis de todas as idades, vindos de centenas de comunidades católicas de Campo Grande (MS), já estavam com as mãos nas serragens para confeccionar os tradicionais tapetes de  Corpus Christi, nesta quinta-feira, 30 de Maio, bem no Centro da Capital.

O tapete ocupou ruas importantes do Centro. A confecção começou na Praça do Rádio Clube, desceu pela Afonso Pena; virou para Rua Treze de Maio; mudou novamente na Avenida Fernando Corrêa da Costa e terminou no cruzamento com a Calógeras.

O trajeto bonito e colorido, segundo os dedicados fiéis, pretende lembrar principalmente aos mais jovens, que o Corpus Christi não é apenas um feriado, mas sim a celebração do sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.

Na tradição católica, os tapetes remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Corpus Christi, aliás, é uma expressão em latim que significa "Corpo de Cristo", ou seja, uma referência à celebração da presença real de Jesus na Eucaristia.

(Foto: Luiz Alberto)

Neste ano, a confecção dos tapetes reuniu todas as 46 paróquias vinculadas a Arquidiocese e mais de 350 comunidades. Durante a procissão, o Santíssimo Sacramento passa pelas ruas abençoando as pessoas.

Os desenhos dos tapetes destacam pontos de espiritualidade fundamentais para o catolicismo como a Eucaristia, cálices, hóstias, pão, vinho, santos cultuados pela igreja e outros.

(Foto: Luiz Alberto)

Solidariedade - Durante o trabalho de confecção dos tapetes, os fiéis da Capital também praticaram a solidariedade. Eles entregaram donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Todos foram convidados a levar água, alimentos não perecíveis, cobertores, agasalhos e produtos de higiene pessoal. Os caminhões do Exército ficaram lotados de donativos.

(Foto: Luiz Alberto)

Celebração - Na programação deste feriado tem ainda a celebração eucarística e pregação, às 15h, e, por fim, procissão e bênção final. 

A celebração principal será na Praça do Rádio Clube, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa. Após a Santa Missa, seguirá uma procissão que se encerra na Avenida Fernando Augusto Corrêa da Costa. 

Veja a programação abaixo:

(Foto: Divulgação)
Confira a galeria de imagens:

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande