Geral

Suzano e Senai formam 70 operadores de máquinas florestais em MS

Alunos estão aptos a trabalhar em operações florestais da Suzano ou do mercado

|
Redação
(Foto: Divulgação)

A Suzano e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram a formatura de 70 pessoas no curso de qualificação profissional para Operador(a) de Máquinas Florestais, em Ribas do Rio Pardo (MS). Desse total, 63 formandos(as) (90%) são moradores(as) locais, 17 são mulheres e um é pessoa com deficiência. A partir de agora, eles estão aptos a trabalhar em operações florestais da empresa ou do mercado, especialmente na colheita de eucalipto.

Conforme Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano, a formatura foi mais um marco importante na trajetória de implantação da nova fábrica da empresa no município. “Temos várias missões relevantes no desenrolar do empreendimento e a qualificação profissional para atender o setor florestal é uma das mais desafiadoras. Com o imprescindível suporte do Senai, estamos qualificando a mão de obra local para atuar nas nossas operações, ou no mercado em geral, e também estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. Afinal, na Suzano acreditamos que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, afirmou.

Com sete meses de duração, os(as) operadores(as) deram o primeiro passo na formação com aulas teóricas e operação de simuladores para ter as primeiras noções dos equipamentos florestais de forma segura, como relata Rodrigo Zagonel, gerente executivo florestal da Suzano. “Já no segundo mês, eles iniciaram as atividades no campo sem operar a máquina, apenas conhecendo e se acostumando ao equipamento. Na última etapa do treinamento, que se estendeu por cinco meses, as aulas se concentraram no treino prático, com os futuros operadores fazendo a colheita do eucalipto nas fazendas da empresa. É uma qualificação completa e robusta, que os torna aptos a assumir a colheita de eucalipto imediatamente”, explicou.

(Foto: Divulgação)

De acordo com Angela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano, todas as 70 pessoas formadas estão aptas para participar dos processos seletivos da Suzano, no decorrer dos próximos meses, conforme a disponibilidade de vagas.  

“A Suzano se preocupa em garantir a igualdade de acesso às oportunidades e, dessa forma, não há distinções em suas ações de qualificação profissional e nem nas contratações. Ficamos muito felizes por chegarmos ao final desta etapa com a primeira turma de operadores e operadoras formada em Ribas do Rio Pardo com um alto índice de finalização. Isso demonstra que as pessoas se interessaram pela atividade e têm muito a contribuir para o futuro da empresa”, salientou.

Uma das 17 mulheres que finalizaram o curso é Emilly Vitória da Silva, que deixou a faculdade de Educação Física para seguir os passos da mãe, que já é operadora de máquinas florestais na Suzano. “É uma área totalmente diferente e que me proporcionou vários aprendizados. Operação de máquinas pesadas é uma profissão encantadora e eu me apaixonei por isso. A Suzano e o Senai me ajudaram muito a realizar este sonho e agora espero poder ingressar na carreira e compartilhar o que aprendi no programa de qualificação”, afirmou, encorajando outras mulheres seguirem o mesmo caminho.

Veja Também

Câmara aprova fim da contagem de pontos na CNH do motorista que não pagar pedágio

Consórcio Guaicurus diz que incêndio em ônibus foi causado por pane elétrica

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos