Susano inaugura viveiro em Ribas do Rio Pardo com investimentos de 80 milhões
Viveiro tem capacidade para produzir 35 milhões de mudas de eucalipto por ano


A Suzano inaugurou hoje (11) o Viveiro de Mudas de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 80 milhões. A estrutura, que destaca a sustentabilidade e a inclusão social, utiliza sistemas que promovem o uso racional de recursos hídricos, como a reutilização da água da chuva e o uso de tubetes biodegradáveis. O viveiro tem capacidade para produzir 35 milhões de mudas de eucalipto por ano, contando atualmente com 130 colaboradores, com a previsão de aumentar para 240.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, como a primeira-dama Mônica Riedel, que destacou a inclusão de trabalhadores locais, com 85% da equipe formada por mulheres da região. O viveiro de Ribas do Rio Pardo, somado às novas instalações em Campo Grande e à unidade em Três Lagoas, permitirá que a capacidade produtiva de mudas da Suzano no estado cresça 250%, passando de 30 milhões para 105 milhões de mudas anuais.
A Suzano, que mantém uma base florestal de 600 mil hectares no Mato Grosso do Sul, também está empenhada em projetos de conservação ambiental, como a criação de um corredor ecológico de 394 quilômetros para conectar áreas prioritárias de seis municípios.
O viveiro inclui sistemas automatizados de irrigação e produção de tubetes biodegradáveis, além de automação para controle e rastreabilidade do processo produtivo. Essas inovações visam eficiência no uso de recursos e redução de emissões de gases de efeito estufa, além de promover o desenvolvimento econômico da região.
Veja Também
Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
Projeto aposta em inovação para fortalecer bioeconomia amazônica
Escola Florestal forma nova turma de operadores de máquinas agrícolas
TJMS adere à campanha de arrecadação de roupas para o inverno em MS
