STJ autoriza faculdade a cobrar mensalidades maior de alunos novos
Aumento das mensalidades é voltado aos alunos calouros de Universidades Particulares


Após autorização da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), faculdades privadas poderão cobrar mensalidade mais alta a alunos que acabaram de ingressar na faculdade, os chamados "calouros". A decisão partiu por parte da maioria dos ministros, que entendiam a condição para cobrança maior como a comprovação do aumento de custos decorente de alterações do método de ensino.
A ordem reverteu assim a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que havia determinado anteriormente a uma faculdade de Brasília, que cobrasse de um grupo de alunos "calouros", a mesma mensalidade estipulada para os "veteranos" do curso (Alunos que já cursaram o primeiro semestre), bem como a devolução da diferença já paga.
Dessa forma, prevaleceu o entendimento do Ministro Moura Ribeiro, a quem foi comprovado que houve uma remodelação no curso de medicina que obteve aumento de custo, o que levou à cobrança maior aos novos ingressantes. Segundo o Ministro, a cobrança de valor adicional nas mensalidades deve ocorrer somente aos períodos que tenham relação com o aumento de custos, por uso de materiais, laboratórios e afins.
Dessa maneira, foi vencida a relatora, Ministra Nancy Andrighi que se opôs a decisão. Para a Ministra, o caso deveria retornar à primeira instância para exame detalhado de planilhas e documentos apresentados pela faculdade, para de fato constatar se o aumento de mensalidade corresponde à alta de custos alegada.
Para Moura Ribeiro, os alunos que entraram com a ação tiveram a oportunidade de pedir um exame detalhado das provas apresentadas pela faculdade, mas não o fizeram. Por isso, não caberia determinar nova análise.
Veja Também
Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas
Campanha para reforma de pronto socorro da Santa Casa arrecada R$ 426 mil
3ª Corrida dos Poderes: treinão reúne 1,8 mil pessoas em Corumbá
Justiça condena boate por permitir entrada de adolescentes em Sonora
