Diário Digital
 
Geral

STF nega recurso e Bernal segue inelegível

|
Redação
AddThis Website Tools

Ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) continua inelegível e, portanto, impedido de assumir vaga na Câmara Federal. Recurso movido por ele para tentar reverter o impedimento foi negado pelo ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em março de 2014, Bernal, então prefeito da Capital, foi cassado pela Câmara Municipal e perdeu os direitos políticos por oito anos.

Conforme a decisão de Barroso, publicada no site do STF, o recurso apresentado por Bernal não terá prosseguimento, não havendo então “efeito suspensivo” em relação à decisão Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, por cinco votos a dois, indeferiu a candidatura de Bernal a uma vaga na Câmara dos deputados.

O ex-prefeito concorreu nas eleições do ano passado, fez campanha e teve seu nome colocado na urna eletrônica. Mesmo sendo considerado um candidato subjudice, ele obteve 46.734 votos e ficou na segunda suplência para a Câmara Federal.

 Ao julgar o caso, o TSE considerou que Bernal estava inelegível em função de ter sido cassado em 2014, entendimento, que agora o STF referendou ao não dar prosseguimento ao recurso proposto pelo ex-prefeito.

Sendo assim, os votos obtidos por Bernal em 2018 continuam invalidados, de modo que o ex-prefeito segue impedido de ocupar a vaga aberta por Tereza Cristina (DEM) que se licenciou da Câmara Federal para assumir o Ministério da Agricultura. A cadeira ficará com Beatriz Cavassa (PSDB), viúva do ex-prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha. O primeiro suplente era Geraldo Resende (PSDB) que também se licenciou para assumir a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Bernal - O ex-prefeito de Campo Grande informou que vai recorrer da decisão do STF. "O direito me é garantido. Por três vezes o Tribunal Eleitoral julgou por unanimidade a meu favor. Disse que não sou inelegível. Portanto, vou recorrer dessa decisão que é injusta e é contrária a três decisões, sem que haja fato novo", disse.

(Matéria ampliada às 15h29 para acréscimo da manifestação de Alcides Bernal)

 

Veja Também

Xamã conquista Corumbá com show vibrante no Festival América do Sul

Inscrições abertas para oficina gratuita de futebol de mesa na UFMS

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Brasil poderá ter disque saúde mental para pessoas com transtornos

AddThis Website Tools