Solução para drenagem custa 80 milhões de dólares
O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) percorreu os pontos da cidade mais impactados pela chuva que caiu sobre a Capital na tarde desta terça-feira, 26 de fevereiro. Acompanhado de assessores, ele vistoriou, por exemplo, os trabalhos de limpeza na rotatória da Avenida Rachid Neder. No local, houve danos ao asfalto e às margens do córrego.
Houve danos também na Via Park, Tamandaré e na Dolor Ferreira de Andrade, ente a Rua Brasil e a 25 de dezembro, segundo o secretário de Obras Rudi Fiorese que acompanhou o prefeito nas vistorias. A equipe da secretaria ainda não calculou o valor dos prejuízos, mas, na Rachid Neder, por exemplo, estima-se que serão necessários R$ 30 mil para recuperar o trecho atingido.
Durante a vistoria na Rachid Neder, o prefeito fez uma avaliação realista sobre a drenagem em Campo Grande. Disse que “limpar bueiros e retirar galhos, por si só, não resolve mais o problema”, sendo necessário um grande investimento para refazer a drenagem da Capital. Do contrário, os alagamentos continuarão. Nesta terça-feira, os problemas se repetiram e muitas ruas ficaram alagadas. Pessoas precisaram ser resgatadas de veículos quase encobertos pelas águas.
Segundo Marquinhos, a prefeitura já tem um projeto pronto que aponta para o valor de 80 milhões de dólares. Dinheiro que a Capital não tem e precisa emprestar. O pedido de empréstimo, contudo, já foi negado por várias instituições financeiras, a última foi a Comissão Andina de Fomento (CAF). “A resposta que recebemos é que Campo Grande não tem capacidade de endividamento o suficiente”, lamentou o prefeito.
Para Marquinhos, a Capital vive atualmente as consequências de anos agressões à natureza. “Muitas construções ofenderam as nascentes de córregos. A cidade cresceu com muita pavimentação”, mencionou.
O prefeito revelou ainda que na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, tem agenda marcada com o ministro das Cidades Alexandre Baldy na qual vai relatar a situação da Capital e pedir ajuda do governo federal.
Além da Rachid Neder, outras vias também foram impactadas pela chuva desta terça-feira tais como Via Park, Ricardo Brandão, Joaquim Murtinho, Ernesto Geisel e outras. Nestas localidades, ocorreram alagamentos e, em alguns pontos, veículos ficaram encobertos pelas águas. Veja nas notícias relacionadas abaixo.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX