Geral

Sistema do Detran-MS volta ao normal

|
Redação

O sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) foi restabelecido e no final da tarde desta quinta-feira (21.2) e todos os serviços prestados pelo órgão voltaram ao normal. O problema ocorreu na última terça-feira e nesse período ficou prejudicado o atendimento a assuntos relacionado a veículos.

Nesse período, não houve interrupção quanto a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outras consultas. Entre os serviços suspensos estavam a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações, liberação de veículos apreendidos nos pátios, entre outros

Horas antes de o sistema voltar ao normal, o diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Robson Roberto Alencar Duarte conceceu entrevista coletiva para tratar do assunto. Ele explicou que suspensão decorreu de falha em um dos equipamentos da empresa B3, responsável pelo SNG (Sistema Nacional de Gravames) .

Segundo ele, uma equipe de trabalho estava acompanhando de perto todos os testes para identificar a falha. Ele explicou que o SNG permite que instituições Financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores.

O diretor explicou ainda que esse sistema foi instituído pela Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados) com a anuência do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Apesar do serviço ser prestado pela B3, as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e SGI (Superintendência de Gestão da Informação). O problema foi detectado na última terça-feira (19) após uma queda nos links de comunicação das operadoras. Essa queda ocasionou a suspensão nos serviços do País inteiro, mas estes foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu com o Mato Grosso do Sul.

O Detran-MS informa ao usuário que, os prazos vencidos nas datas em que o sistema esteve inoperante, não serão levados em conta, evitando prejuízos financeiros com multas e afins.

A emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras consultas continuam funcionando normalmente. 

(Matéria alterada às 18h43 para atualização)

Veja Também

Primeira poupança do Pé-de-Meia do ensino médio será paga em fevereiro

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Suzano bate recorde e produz uma tonelada de celulose em menos de seis

Agetran reabre cadastro para 2ª remessa do Passe do Estudante 2025