Diário Digital
 
Geral

Setor de transportes lidera alta de preços em março na Capital

Aumento foi impulsionado pelo preço dos combustíveis; inflação geral fechou o mês com alta de 0,68%

|
Victória de Oliveira
AddThis Website Tools
Aumento do preço dos combustíveis impulsionou a inflação na Capital - (Foto: Luiz Alberto)

O setor de transportes lidera a alta da inflação em Campo Grande. É o que demonstra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, divulgado nesta terça-feira, 11 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento do preço dos combustíveis é o maior impulsionador da alta.

Conforme a pesquisa, o principal destaque foi a gasolina, subitem com maior impacto individual no índice do mês. O etanol também subiu, enquanto o óleo diesel continuou em queda. No mesmo setor, as tarifas de ônibus urbano da Capital também auxiliaram no aumento da inflação, em contramão às passagens aéreas, que decaíram os preços.

O setor é seguido pelo vestuário, que registrou alta de 1,28% no mês de março, especialmente no preço de calçados e acessórios, e despesas pessoais, que apresentaram desaceleramento de 0,57% em março ante fevereiro. 

Quanto às quedas, os grupos de habitação, alimentação e bebidas, saúde e cuidados pessoais e artigos de residência impulsionam para baixo a inflação em Campo Grande. Segundo o IBGE, comer em casa ficou mais barato, enquanto refeições fora da residência continuam “salgadas” no paladar econômico dos campo-grandenses.

A nível geral, o IPCA de março foi de 0,68%,e ficou 0,14 ponto percentual acima da taxa de fevereiro (0,54%). No ano, o IPCA acumula alta de 1,64% e, nos últimos 12 meses, de 3,54%, abaixo dos 4,61% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2022, a variação havia sido de 1,73%.

O que é o IPCA - O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

Para a pesquisa do mês de março, foram comparados os preços coletados no período de 1º a 29 de março de 2023 com os preços vigentes no período de 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023.

Veja Também

Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados

Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis

Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande

IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril

AddThis Website Tools