Setembro Amarelo tem ações afirmativas na Capital
Poder público, entidades religiosas e empresas estão promovendo ações afirmativas neste mês de setembro, em Campo Grande, como forma de valorização da vida. A prefeitura tem atividades programadas até o fim do mês em espaços públicos e privados.
Há ainda trabalhos voluntários feitos por jovens ligados a grupos religiosos. O viaduto sobre a Avenida Ceará, por exemplo, foi alvo de uma ação bastante sensível do grupo Força Jovem Universal de Mato Grosso do Sul.
O local já foi endereço de várias tentativas de suicídio. Por isso, os voluntários colocaram bilhetes e cartinhas amarrados nas grades para amparar quem pretende desistir da vida.
Frases como “Você é mais forte do que imagina!” e “Você é muito precioso!” estão escritas à mão nos papéis. Há também um número de telefone para atendimento a quem precisa.
Poder Público - Neste ano, a prefeitura pretende ampliar o número de pessoas alcançadas nas ações afirmativas. Neste ano, o Programa Viver a Vida já alcançou mais de 1.300 pessoas com 32 palestras, entre alunos, pais, responsáveis e trabalhadores de empresas.
O programa é formado por uma equipe multidisciplinar de esclarecimento e prevenção ao suicídio e tem como objetivo conscientizar sobre os agravos da saúde mental e prevenção ao suicídio.
Para o subsecretario de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Junior, o desafio central será aumentar o conhecimento do fenômeno por parte de profissionais de saúde, da comunidade escolar, dos serviços sociais e dos cidadãos em geral.
“Estamos trabalhando para que todos em conjunto possam ter um papel na prevenção do suicídio. Só assim será possível identificar quem está em risco e encaminhar as pessoas para os serviços de saúde de modo a receberem tratamento eficaz’’, disse.
Estatísticas – No Mundo, mais de 800 mil tiram a própria vida por ano. É a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sendo 2.000 ao dia um a cada 40 segundos
No Brasil, 11 mil tiram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte entre jovens 15 a 29 anos e terceira entre homens de 15 a 29 anos. Envenenamento ou intoxicação são os principais meios utilizados na tentativa de suicídio
Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), envenenamento/Intoxicação 57,6%, objeto perfuro-cortante 6,5%, enforcamento 5,8%. Mulheres são mais reincidentes na tentativa de suicídio, sendo que 31,3% são mulheres e 26,4% são homens.
Conforme o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), homens morrem mais por suicídio, sendo 79% homens e 21% mulheres; 62% por enforcamento (método muito usado por homens).
Confira a Agenda de Ações da prefeitura:
16/09 – 08h – Unei Dom Bosco – Adolescente – Palestra Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.
Endereço: BR 262, Km 309, s/n, Campo Grande – MS
16/09 -14h – Atacadão Costa e Silva – Trabalhadores – Prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Endereço: Av. Costa e Silva, 1525 – Res. Betaville, Campo Grande – MS.
17/09 -14h – Atacadão Costa e Silva – Trabalhadores e Palestra de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Endereço: Av. Costa e Silva, 1525 – Res. Betaville, Campo Grande – MS.
18/09 – 15h – Atacadão Costa e Silva – Trabalhadores – Palestra Prevenção ao Suicídio e valorização da vida.
Endereço: Av. Costa e Silva, 1525 – Res. Betaville, Campo Grande – MS.
19/09 – 8H –UBSF Márcia Guedes de Sá Earp – Nova Lima – Profissionais da Saúde e comunidade – Palestra Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.
Endereço: Rua Padre Antonio Franco, 550, Nova Lima.
23/09 – 08h – Societá Profissional/JBS/UM 01 – Adolescentes – Palestra Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.
Endereço: JBS UND 1. (Av. Duque de Caxias, 2755).
24/09 – 13H30 – CRAS Dom Antônio – Mães do Programa Bolsa Família palestra prevenção ao suicídio e valorização da vida.
25/09 – 14h- Sociedade profissional JBS/UM 02 – Adolescentes - palestra prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Endereço: JBS UND 2. (BR 060, S/N).
26/09 – 07H E 19H – SOLURB – Trabalhadores - palestra prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 2055 – Bairro Guanandi.
30/09 – 08H – CIEE – Estácio de Sá – Pais e mães dos alunos do Projeto - palestra prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Endereço: Auditório da Estácio de Sá, Av. Fernando Corrêa da Costa, 1800 – Vila
Rosa Pires, Campo Grande – MS.
Veja Também
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento
Arauco e Senai iniciam cursos técnicos gratuitos para 160 alunos em MS