Geral

Setembro Amarelo: Sinais que é preciso buscar ajuda profissional

Psiquiatra alerta para sinais de pessoas que estão em sofrimento mental

|
Redação
(Foto: Tribunal Regional Estadual de Mato Grosso do Sul)

Neste Setembro Amarelo, a campanha “Se precisar, peça ajuda!” busca conscientizar sobre a importância de procurar apoio profissional em saúde mental. A psiquiatra da Unimed Campo Grande, Dra. Graziela Michelan, aponta seis sinais principais de que uma pessoa pode necessitar desse tipo de ajuda.

Entre os sinais estão: a desesperança, com falta de planos para o futuro; a tristeza persistente; sentimentos de culpa e inutilidade; o isolamento social; comportamentos de autoagressividade e risco, como uso excessivo de substâncias; e a verbalização de pensamentos suicidas.

A Dra. Graziela também destaca os impactos das redes sociais, que podem intensificar a ansiedade, depressão e isolamento, especialmente devido à comparação com padrões irreais de vida e consumo. A dependência pode levar à irritabilidade, insônia e sedentarismo.

Para aqueles que convivem com pessoas em sofrimento mental, ela recomenda abordar a questão com empatia, em um ambiente calmo, e evitar interrupções ou conselhos imediatos. O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece suporte pelo telefone 188.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116