Sesc MS lança novo projeto com foco na alimentação acessível e sustentável
Objetivo é ecoar o assunto e despertar desde a produção ao consumo e processamento


O Sesc MS, por meio do Sesc Mais, em parceria com o Recanto das Ervas, lançou o projeto PANC – Futuro na Mesa, com a proposta de incentivar a inserção das PANC e frutos do cerrado na alimentação diária de escolas e instituições sociais.
No dia 20, houve palestra e degustação com participação da jornalista Márcia Chiad, criadora do Recanto das Ervas e da nutricionista e criadora do termo PANC no Brasil (que significa Plantas Alimentícias Não Convencionais), Irany Arteche. No dia 21/06, um dia de campo na Agrofloresta Flor do Cerrado Brasil, localizada no Indubrasil, com a participação de cerca de 80 pessoas, entre acadêmicos, professores, representantes de instituições sociais, chefes de cozinha e nutricionistas.
Ecoar o assunto e despertar desde a produção ao consumo e processamento. Esse é o objetivo do Sesc ao promover a ação, explica a diretora regional, Regina Ferro. “Diante de tantas carências nutricionais, temos um desafio de construir um mundo mais alimentado. A proposta do Sesc é discutir mais as PANC”.
Irany provocou o público a refletir possibilidades a partir do pensamento alimentar não convencional, apresentou diversos usos de PANC e respondeu perguntas do público. “Toda planta tem antioxidante, são as plaquetas delas. Quando falamos de alimentação, principalmente de verde, se pergunta ‘é bom pra que’? Quanta coisa a gente come e sabe que não faz bem e quantas que comemos sem saber se faz bem. Por que para o verde se traz tantos questionamentos? Eu vim para instigar, trazer uma mudança de postura”, destaca Irany.
Márcia Chiad enfatizou que as PANC não só vão trazer alimentos, mas cuidar e regenerar o solo, uma vez que são muito resistentes. “Estamos passando por uma seca muita forte e as PANC estão aí, resistindo”.
O biólogo e professor, Rodrigo Borguesani, explica que levar às escolas alimentos que enriqueçam a merenda é muito importante, considerando que muitas vezes essa é a única refeição de algumas crianças. “Também temos os frutos nativos, são muitos sabores e possibilidades. Isso traz diversidade na alimentação e está muito acessível”.
Veja Também
#DDfaz14 Anos: Livro de Sérgio Cruz revela bastidores da fundação de MS
Locatário inadimplente poder ser inscrito em serviço de proteção ao crédito
Projeto prevê sigilo de testemunhas de empregado em ação trabalhista
Vídeo: Polícia apura destruição de documentos em CAPS no Aero Rancho