Sesau realiza Dia D de combate à poliomielite e plantão de vacinação
Serão cinco unidades de saúde e mais um ponto de vacinação itinerante abertos até 17h

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, que acontece no próximo dia 24 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club, irá realizar um Dia D de vacinação neste sábado (21). Serão cinco unidades de saúde e mais um ponto de vacinação itinerante abertos durante todo o dia, para ampliar o acesso à vacinação de toda a população.
“Há mais de 30 anos não há registro de poliomielite em Campo Grande, contudo a queda constante na cobertura nos últimos anos abre uma fresta para a reinserção do vírus em território nacional”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.
No ano passado, o Ministério da Saúde realizou uma campanha de vacinação direcionada especificamente para reforço vacinal em crianças menores de cinco anos de idade, onde somente 46% do público-alvo recebeu o imunizante. Já a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses, e apenas 81,69% do público teve a cobertura completa em 2022, enquanto a preconização é que 95% do público seja imunizado.
Para facilitar o acesso a todas as doses da rotina da criança, adolescente, adulto, gestante e idoso, haverá plantão exclusivo para vacinação nas UBSs 26 de agosto e Dona Neta e nas USFs Moreninhas, Noroeste e José Tavares, que funcionarão das 7h às 17h.
Um ponto itinerante também será instalado no Norte Sul Plaza, e funcionará das 10h às 18h, tendo à disposição todas as vacinas destinadas para o público a partir de dois meses de idade.
A poliomielite pode gerar sequelas gravíssimas nas crianças que são acometidas pela doença, como atrofia de membros, paralisia, disfunções neurológicas e até o óbito.
Veja Também
Deputado sugere que Protocolo Círculo do Cuidado seja instituído em MS
Festival de Ginástica da Prefeitura reunirá 350 jovens atletas no sábado
Funsat oferta 1.252 vagas no Parque Ayrton Senna e na Agência