Diário Digital
 
Geral

Sesau oferta capacitação em primeiros socorros para a comunidade

Ações são desenvolvidas de maneira voluntária pelos acadêmicos que são acompanhados de professores

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria-Geral de Educação Permanente, em parceria com instituições de Ensino Superior públicas e privadas, desenvolve o “Projeto Prevenir Para Salvar”, que tem por objetivo capacitar à comunidade sobre técnicas de primeiros socorros. A iniciativa proporciona ainda ao profissional em formação a oportunidade de desenvolver conceitos teóricos e práticos.

As ações são desenvolvidas de maneira voluntária pelos acadêmicos que são acompanhados de professores responsáveis e supervisores das gerências de Educação Popular e Educação Permanente da Sesau, através de oficinas, minicursos, workshops e outras ferramentas com intuito de levar a informação e a capacitação para pessoas leigas ou não,  que possam tornar-se agentes multiplicadores desses conhecimentos adquiridos, promovendo cidadania conjuntamente a formação acadêmica e responsabilidade social sobre a realidade brasileira.

Situações de emergência são definidas por doenças ou ferimentos agudos que requerem intervenção imediatas e urgência são aquelas que não são consideradas de alto risco ou de risco imediato, podendo aguardar atendimento por um tempo maior. Essas situações requerem grande atenção e raciocínio rápido, para isso o socorrista leigo deve saber o passo a passo para realizar um atendimento eficaz, para reduzir sequelas e aumentar a sobrevida da vítima.

Para  o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, em decorrência dessa realidade é de fundamental importância que a população em geral seja capacitada para prestar serviços de suporte básico de qualidade no atendimento das situações de emergência.

“Quando os primeiros socorros são realizados de forma correta e iniciados precocemente aumenta a sobrevida e diminui as sequelas das vítimas, especialmente de parada cariorrespiratória (PCR). Desta forma, a capacitação e o ensino para as pessoas que não sejam profissionais de saúde se mostram fundamental antes da chegada de equipe de socorro especializada”, diz.

A falta de conhecimento da população em geral, em situações emergenciais, pode ocasionar inúmeros problemas. Condutas incorretas com a vítima, entre outras situações, podem ainda mais o caso. Vários fatores são reconhecidos como desencadeantes de acidentes e situações emergenciais, tais como: condições ambientais, físicas, sociais e culturais, amadurecimento físico e psíquico.

O treinamento é oferecido de maneira teórica e prática, demostrando através de dramatizações e discussão de como agir diante de diversas situações comparando a maneira correta e a errada, orientando quanto a segurança da cena, como identificar situações que necessitam de primeiros socorros, como agir, e técnicas básicas como a massagem cardíaca, imobilização de fraturas, risco de automedicação, efeitos adversos, como acionar os serviços de urgência e emergência e outras situações.

Veja Também

Já regularizou o título? Prazo para eleitor faltoso acaba em 19 de Maio

Governo investe R$ 51,2 milhões em obra do Anel Viário Sul de Bonito

Criptomoedas podem ser penhoradas pela Justiça, decide STJ

MS Cultural 2025 transforma Mato Grosso do Sul em palco para grandes artistas brasileiros

AddThis Website Tools