Sesau forma 60 técnicos em auriculoterapia para atender nas unidades de saúde

Cerca de 60 profissionais entre enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande participaram do curso “auriculoterapia nas unidades básicas de saúde”.
A conclusão da formação aconteceu nesta quinta-feira (6) na Escola de Saúde Pública e em breve, os formandos devem programar projetos que visam a implantação da prática nas ações e atividades das UBS e UBSF, beneficiando diretamente a população e os pacientes atendidos.
A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que pode tratar disfunções físicas, mentais e emocionais por meio da estimulação em pontos específicos da orelha. Na Rede de Atenção Básica Sesau, a prática tem sido usada em abordagens individuais, como em coletivas, além de auxiliar no tratamento de pessoas que desejam abandonar o vício do tabaco.
O curso de formação com o intuito de promover o ensino e capacitação de profissionais de saúde em auriculoterapia, atende as diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS).
Algumas experiências exitosas na aplicação desta prática em usuários do SUS no município – como as apresentadas em março de 2018, no Congresso Internacional de Práticas Integrativas-, evidenciaram a necessidade de ampliar o número de profissionais que para executar tais práticas.
Veja Também
MPMS apura corte ilegal de árvores nativas em Bela Vista para uso em curral
Polícia Civil prende homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo
Mais generosos em 2025, os namorados vão gastar, em média, R$ 270 em presentes para a pessoa amada
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
