Sesau alerta sobre importância de vacinação no frio
Mais de 70 locais estão abertos durante todo o dia para vacinar contra a gripe e a Covid-19
Com a queda na temperatura neste início da semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça para a importância de colocar a vacinação em dia. Mais de 70 locais estão abertos durante todo o dia para vacinar contra a gripe e a Covid-19.
A queda de temperatura e a alta circulação de vírus por conta de ambientes fechados são os principais fatores para a aparição das doenças respiratórias.
“Desta forma, é importante que as pessoas se vacinem para evitar formas graves de doenças, como a gripe, por exemplo. A vacina é a forma mais eficiente de nos mantermos protegidos”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.
De 1º de janeiro a 26 de maio de 2023, foram registrados 1.488 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) no município de Campo Grande. Quase 80% destes casos são de crianças menores de 9 anos de idade.
Vacina liberada - A vacinação contra a Gripe foi liberada para toda a população com mais de 6 meses, seguindo resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em razão da baixa procura entre os públicos prioritários e a necessidade e ampliar a cobertura vacinal.
Conforme relatório disponibilizado na última sexta-feira, dia 26 de maio, pelo Serviço de Imunização da Sesau , 32,08% do público-alvo foi vacinado em Campo Grande, o que representa 102,06 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.
A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram. De acordo com o relatório, aproximadamente 58,6 mil foram vacinados , sendo 43,57% do público de 134.732 pessoas nesta faixa-etária.
Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.
Durante a semana, a vacinação estará disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF).
A doença - A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.
Prevenção – Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:
Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
Evite tocar a boca e o nariz.
Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116