Serviço lança consulta online a protocolos para auxiliar profissionais de saúde
Esse tipo de ferramenta poderá ser também utilizada por outros setores como a Urgência e Emergência
O Serviço Unidade de Reposta Rápida (URR), ligado a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SVS/SESAU), lançou uma plataforma para consulta online de seus protocolos. O material para acesso na forma impressa deverá ser distribuído às unidades de saúde.
Através do código QR o profissional na unidade de saúde poderá ter acesso aos protocolos que objetivam a orientação da conduta técnica com base científica e comunicação eficiente, a detecção de um potencial evento de saúde pública, a padronização das etapas fundamentais e principalmente minimização da ocorrência de erros, desvios e variações em sua execução.
Na avaliação do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a ferramenta contribui na difusão das informações técnicas e na orientação dos profissionais.
“O profissional poderá consultar rapidamente estes protocolos e estabelecer a melhor conduta diante de um agravo e ou potencial evento de saúde pública, seguindo o que é padronizado minimizando assim os riscos de falhas de fluxo”, diz.
Esse tipo de ferramenta poderá ser também utilizada por outros setores como a Urgência e Emergência.
Sobre a URR
A Unidade de Resposta Rápida (URR) foi criada em 2008 no âmbito municipal e reestruturada em 2020, passando a compor um dos serviços subordinados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande (CIEVS-CG) subordinado a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) na Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).
O CIEVS-CG é responsável por criar, divulgar e manter meio de comunicação permanente (telefone, whats app, e-mail e links), para recebimento das notificações de emergências em saúde pública 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias do ano, provenientes do município de Campo Grande e notificar à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em até 24 horas.
Atua como ponto focal entre os Serviços de Saúde públicos e privados como: hospitais, UPA/CRS, serviço de verificação de óbito (SVO), consultórios, distritos sanitários, superintendências, laboratório central municipal (LABCEM), coordenadoria de vigilância epidemiológica, CIEVS Mato Grosso do Sul, laboratório central do Mato Grosso do Sul (LACEN-MS) e outros.
Durante a pandemia de Covid-19 exerceu papel fundamental na preparação e organização da resposta a esta emergência de importância internacional.
Os profissionais de saúde reconhecem o papel fundamental da URR/CIEVS de orientar quanto as doenças e agravos da Portaria ministerial nº 1.102, de 13 de maio de 2022 e de notificar de forma imediata.
Clipping
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande (CIEVS-CG) por meio do Serviço de Gestão da Resposta Coordenada (GRC) realiza a detecção de rumores, notícias que possam caracterizar risco ou emergência em saúde pública diariamente nos meios de comunicação.
Trata-se de uma detecção precoce e necessitam ser verificadas junto às áreas técnicas municipais quanto a sua veracidade e impacto na saúde da população, além da avaliação de acordo com a ameaça à saúde pública. O Clipping é a documentação da busca de rumores estratificada por local de ocorrência: municipal, estadual, nacional e internacional.
No dia 25 de agosto de 2021 foi publicada a primeira edição do Clipping e após 53 edições semanais, divulgamos a Edição Especial de 1 ano trazendo os rumores de maior impacto durante o primeiro ano deste trabalho de detecção precoce de eventos.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116