Serviço de IST realiza ação de testagens em praça da Capital
São ofertados testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Em apenas um final de semana realizando testagem na praça Ary Coelho durante a campanha julho amarelo, que tem como objetivo o diagnóstico de Hepatites, e mais de 800 exames realizados, neste sábado (15) e domingo (16) a equipe do serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estará novamente no local oferecendo os testes rápidos para a população.
No último final de semana foram examinadas 212 pessoas, realizando, em cada uma, quatro testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Do total de testes realizados, 11 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para Sífilis e 3 para Hepatite C, todas foram orientadas e encaminhadas para tratamento.
“Realizamos ações itinerantes todos os finais de semana, e neste mês elas estarão concentradas na praça Ary Coelho, levando em consideração o fluxo de pessoas circulando pelo local”, explica a gerente técnica de Hepatites do IST, Eliane Maria da Silva.
Ela ainda lembra que o teste está disponível em todas as unidades de saúde durante a semana, e, assim, aquelas pessoas que não puderem ir até a praça no sábado ou domingo, mas quiserem se testar, podem procurar a unidade mais perto de sua casa.
A equipe inicia a testagem às 8h e disponibiliza por dia, testes suficientes para 150 pessoas.
Hepatites - Há em circulação no país cinco tipos de hepatites virais, contudo, em Campo Grande, os registros mais comuns são os vírus B e C, que podem ser transmitidos por vias sexuais, ou, no caso da hepatite B, através de lesões provocadas por materiais perfurocortantes que estão infectados.
Porta de entrada também para o tipo E, a hepatite B pode ser prevenível através da vacina, que é disponibilizada pela rede pública de saúde. Outra ferramenta eficaz para evitar a doença, que só apresenta sintomas na fase avançada, é a esterilização de materiais e uso de preservativos.
Em geral, para realizar a testagem para Hepatite C, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter 40 anos ou mais, porém, durante o mês de julho, o exame será disponibilizado para toda a população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a meta até o ano de 2037 é reduzir em 90% os novos casos de hepatites virais no mundo.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX