Geral

Senador pede reinstalação de redutores de velocidade na BR-163

Conforme parlamentar, a remoção de quebra-molas e radares tem gerado um aumento no número de acidentes

|
Redação
(Foto: Rachid Waqued/Divulgação)

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) fez um apelo à Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense (CCR MSVia), responsável pela manutenção da BR-163, que corta o estado de Mato Grosso do Sul, para que reavalie da retirada de redutores de velocidade. O senador ressaltou que a remoção de quebra-molas e radares tem gerado um aumento no número de acidentes, principalmente em áreas próximas a centros urbanos.

“Todo o trânsito por onde passam os veículos nessa rodovia já estava acostumado com esses redutores de velocidade, e havia um respeito ao ir e vir do pedestre, porque tem alguns trechos dessas rodovias que cortam o centro das cidades. A cidade foi crescendo para um lado e para outro e, quando você vê, uma das avenidas principais da cidade é a BR-163”,  disse.

O parlamentar destacou que a remoção dos redutores tem causado impacto negativo em localidades como o distrito de Anhanduí, em Campo Grande, e nas cidades de Bandeirantes, Jaraguari e Rio Verde de Mato Grosso. Três acidentes foram registrados em apenas uma semana em Rio Verde de Mato Grosso, o que evidencia o equívoco da medida.

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

“Vamos fazer um requerimento cobrando essas providências da CCR MSVia, porque as reclamações que nos chegam são realmente cada vez mais frequentes, e isso é algo que precisa ser muito bem encaminhado e ter uma resposta. Porque o agente político dessas cidades mais próximo da população é o vereador, e quando ele vai atrás de um questionamento, não consegue nem ser recebido, não consegue ter resposta nenhuma. E isso realmente demonstra o descaso relativo dessa empresa [CCR MSVia] para com o estado de Mato Grosso do Sul”, declarou.

CCR MS Via - Por meio da assessoria de imprensa,  a CCR MSVia encaminhou nota  na qual informa que  os radares em questão foram instalados antes da Concessionária assumir a rodovia, e que foram retirados por não atenderem parâmetros técnicos do INMETRO. O assunto está sendo tratado junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que os dispositivos sejam reimplantados o mais breve possível. Vale ressaltar que os radares previstos originalmente no contrato de concessão estão em operação.

“A Concessionária reitera que segue com as ações de apoio à fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da utilização de suas 477 câmeras de monitoramento instaladas ao longo da rodovia, e com a realização, inclusive, de campanhas de segurança viária sobre o tema. Além disso mantém equipes especializadas responsáveis pela manutenção e conservação da rodovia, realizando periodicamente a revitalização da sinalização e os reparos necessários no pavimento”, diz o comunicado.

Por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com cerca de 700 colaboradores, mais de 80 viaturas e 17 Bases Operacionais, é oferecido socorro médico e mecânico 24 horas por dia, promovendo mais segurança para quem trafega na rodovia. Os clientes podem contar, ainda, com o Disque CCR MSVia (0800 648 0163) e o Centro de Controle Operacional, que monitora toda a rodovia por intermédio de câmeras de monitoramento e do apoio de painéis eletrônicos de mensagens.

(Com informações da Agência Senado)

Veja Também

Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP

Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família

Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas

Projeto cria política nacional de proteção de rios