Senador Nelsinho Trad defende duplicação da rodovia BR-262
Melhorias na rodovia vão impulsionar e garantir o desenvolvimento do Estado
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) volta a defender com urgência, no Senado Federal, a duplicação da BR-262, conhecida como "Rodovia da Morte" devido ao seu alto índice de acidentes fatais e atropelamentos de animais. Em pronunciamento recente no Plenário, o parlamentar destacou a importância crítica desta rodovia, que se estende por 780 km, conectando a fronteira do Brasil com a Bolívia à divisa com São Paulo, passando pela capital Campo Grande, para a segurança pública e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. "Apenas no trecho que liga Campo Grande a Corumbá, a Polícia Rodoviária Federal estima tráfego diário de quase quatro mil veículos, em uma rodovia que não tem segurança, está deteriorada e precisa urgentemente de sua duplicação," afirmou o senador Nelsinho Trad.
Em 2023, só neste trecho, foram registrados 341 acidentes, que resultaram em centenas de feridos e 31 mortos. "São vidas ceifadas que poderiam, com essa duplicação, terem sido preservadas," lamentou o senador.
A rodovia também é ponto de mortalidade significativo para a fauna local, com o registro de inúmeros atropelamentos de animais como a onça-pintada, símbolo da região do Pantanal. "Chega de mortes. Precisamos dar um basta nessa aflitiva rotina e iniciar um novo capítulo na história da BR-262," ressaltou Trad.
O senador enfatizou ainda a importância estratégica da BR-262 para o desenvolvimento econômico do Estado. A proximidade da rodovia com grandes empreendimentos, a exemplo da fábrica de celulose de Ribas do Rio Pardo, que deve gerar milhares de empregos e promete ser um polo de desenvolvimento econômico e industrial para Mato Grosso do Sul, sublinha a necessidade de uma infraestrutura rodoviária adequada para suportar o crescente fluxo de veículos pesados.
O parlamentar argumenta que a duplicação da BR-262 não só salvaria vidas e preservaria a rica biodiversidade da região, mas impulsionaria significativamente a economia local também, ao facilitar o transporte de produtos agrícolas e industriais e promover o turismo no Pantanal e outras belezas naturais do estado.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul já sinalizou a intenção de avançar com a duplicação e que pretende enviar um projeto ao governo federal no próximo mês de maio, com esperanças de iniciar as obras no segundo semestre de 2024. O plano, estimado em R$ 5 bilhões de investimentos, visa a resolver os problemas da população de Mato Grosso do Sul, conforme destacado pelo governador Eduardo Riedel.
"Delegando a responsabilidade da rodovia ao Governo de MS ou intervindo diretamente, a União precisa agir," concluiu o senador Nelsinho Trad, enfatizando a importância de uma ação coordenada para tirar esse projeto do papel e acelerar o futuro promissor do Mato Grosso do Sul.
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