Diário Digital
 
Geral

Senador Nelsinho Trad cobra retomada de obras da BR-163

|
Redação
AddThis Website Tools

Em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) cobrou do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Júnior, providências e esclarecimentos sobre as obras paradas da BR-163, rodovia que atinge 845,4 km em Mato Grosso do Sul. 

Desde o ano passado, 72 intervenções necessárias previstas, principalmente pontes, retornos, intersecções e viadutos de acessos às cidades cortadas pela rodovia, não foram concluídas pela empresa CCR MSVIA que ganhou a concessão e, hoje, pede na Justiça revisão do contrato com readequação de valores.  “É uma rodovia perigosa, com tráfego intenso, o ponto forte é agronegócio, é essencial que as obras sejam retomadas”, destacou o senador Nelsinho Trad. 

Assim, o parlamentar sul-mato-grossense questionou o diretor: “- Como a ANTT pode atuar para garantir a concessão desses serviços? O que a agência tem feito para conclusão das obras? Quais as penalidades que a empresa deverá ter pelo não cumprimento das obras? Porque não se falha a cobrança do pedágio aos usuários. Então, eu peço providências de reestabelecer o que foi assinado.” 

O diretor-geral da ANTT, Mário Rodrigues Júnior, respondeu que seria preciso abrir um processo ou recorrer à lei de relicitação ou devolver a concessão da rodovia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As obras tiveram início em julho de 2014 e, devido à falta de licença ambiental, houve atraso e o prazo de entrega da duplicação foi ampliado para 2020. Porém, a empresa deixou de cumprir as cláusulas do contrato com a justificativa de baixa arrecadação e aumento de gastos. 

Para relicitação dessa concessão, o diretor explicou que se deve ter o decreto de regulamentação feito pela Casa Civil do Governo Federal até começar o novo processo de licitação. “Essa seria uma devolução amigável”, explicou o diretor e, segundo ele,  seriam feitos os estudos para os cálculos de valores indenizatórios por parte da concessionária. “Tudo o que é necessário está sendo preparado.” 

Já, em relação à possiblidade do Governo Federal retomar com as obras paradas, o diretor respondeu que não há recursos e estrutura. “O governo não tem condições de aportar. Se fosse devolvida para o DNIT, seriam seis anos que rodovia ficaria desassistida, a relicitação é a saída. Para não correr risco, o governo vai se concentrar muito mais na relicitação”, enfatizou o diretor Mário Rodrigues Júnior. 
Pelo contrato inicial, a MSVIA deveria investir R$ 6,5 bilhões até 2020 para duplicar cerca de 840 quilômetros da BR-163, com direito de cobrar pedágio por 30 anos. O serviço foi finalizado em apenas 150 km da BR-163 em Mato Grosso do Sul. “Nós seremos a voz do nosso Estado para cobrar aqui no Senado”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.

Veja Também

TJMS lança nova página da Infância com assistente virtual Tejotinha

Aprovado projeto que garante transparência na distribuição de remédios

Seminário sobre Violência contra Mulheres será realizado em 31 de Julho

Três Lagoas oferece transporte gratuito para consultas e exames pelo SUS

AddThis Website Tools