Geral

Seminário reforça combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Evento reúne especialistas para discutir prevenção e políticas públicas

|
Redação
O evento será presencial e oferecerá 120 vagas destinadas a profissionais da rede de proteção, incluindo assistentes sociais, conselheiros tutelares e de direitos, psicólogos, educadores, membros do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, além de representantes da sociedade civil organizada e demais interessados. (Foto: Bruno Rezende|Secom Arquivo).

O Seminário do Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será realizado em 7 de outubro, na Escola Superior da Defensoria Pública, em Campo Grande. O evento será presencial e oferecerá 120 vagas destinadas a profissionais da rede de proteção, incluindo assistentes sociais, conselheiros tutelares e de direitos, psicólogos, educadores, membros do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, além de representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.

A programação foi estruturada para promover debates técnicos, jurídicos e sociais sobre a Lei nº 13.431/2017, que institui o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, e o Decreto nº 9.603/2018, que regulamenta a escuta especializada e o depoimento especial no país.

Entre os temas em pauta estarão a ação intersetorial e a governança local na aplicação da legislação, as experiências dos Comitês de Gestão Colegiada, o fortalecimento da rede de atendimento, o enfrentamento dos crimes cibernéticos e o protagonismo juvenil.

O encontro contará ainda com a assinatura da Carta Compromisso para implantação dos Comitês de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, além do pré-lançamento do livro Infâncias em Pirá Semá, elaborado em parceria com instituições estaduais e nacionais.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a articulação entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, compartilhar boas práticas, propor estratégias conjuntas para aprimorar o atendimento e a proteção e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de outubro, por meio do Portal de Cursos da Portal de Cursos da Escolagov. Os participantes receberão certificação.
 

Veja Também

Belmar Fidalgo será palco neste sábado da terceira edição do Amistoso Inclusivo

Copa do Mundo 2026: confira todos os grupos da competição

Com bandeira amarela, conta de luz fica mais barata em dezembro

Cidade Dom Bosco abre inscrições para o PCAF com 300 vagas para 2026