SEMED realiza ação de inclusão na matrícula de alunos especiais

Pais de alunos da educação especial da Rede Municipal de Ensino – Reme estão tendo dentro da Secretaria Municipal de Educação (Semed) um atendimento inclusivo para o procedimento de matrículas de seus filhos. A ação tem como propósito ajudar através de agendamentos prévios, os pais e responsáveis de crianças que possuem alguma deficiência, para a designação dos alunos nas unidades escolares.
O procedimento reconhecido positivamente pelos pais é uma ação direta e especializada do setor responsável pelo atendimento de alunos especiais da Rede Municipal de Ensino, a Divisão de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação.
A ação teve início ontem (2) para os alunos especiais e a intenção é levar para os pais toda a orientação de como funciona o trâmite para ingressar na Rede Municipal. Os familiares estão sendo ouvidos durante esse primeiro contato e orientados quanto a matrícula, escolha da unidade de ensino e o acompanhamento realizado pela DEE/SEMED, aos alunos público alvo da educação especial.
Os atendimentos dentro da Secretaria de Educação são para: Transtorno do Espectro Autista – TEA, Síndrome de Down, deficiente físico e intelectual, Deficiência múltipla, surdo, deficiência auditiva, Paralisia cerebral, baixa visão e cegueira.
A chefe da Divisão de Educação Especial da Semed, Lizabete Lucca explica a importância de estar realizando essa ação. Ela destaca que o setor sempre busca estar junto da família para melhorar o atendimento.
“É importante para as famílias conhecerem nosso trabalho, entender como a Rede Municipal trabalha e todo o processo, conscientizar as famílias que estamos sempre buscando o melhor para o aluno, sempre em prol do aluno. Isso é para que o pai, que sempre que tiver uma dúvida, nos procure e consiga resolver todas as questões. Somos parceiros da família e queremos trabalhar bem próximos da família”.
A DEE fechou o ano letivo de 2019 com o atendimento de 2.548 alunos especiais e a expectativa para o ano letivo de 2020 é atender dentro da Rede Municipal mais de 2600 alunos. A chefe da Divisão, Lizabete explicou que no decorrer do ano letivo as crianças passam por avaliação dos técnicos e posteriormente são examinadas e depois são laudadas.
Atualmente, a Divisão de Educação Especial possui 60 técnicos. São 30 técnicos atuando diretamente nas unidades de ensino e 30 técnicos atuando dentro da Secretaria de Educação, que dão suporte para os que estão dentro das escolas. Os apoios nas unidades, AEI (Assistente Educacional Inclusivo) e de APE (Auxiliar Pedagógico Especializado) e interprete para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), somam quase 1.000 profissionais.
Antes do período de início do ano letivo, a Divisão de Educação Especial estará realizando, do dia 27 a 31 de janeiro, a capacitação de todos os apoios, AEI, APE e intérpretes. Os servidores estarão fazendo as capacitações por polos (região).
Logos após a realização dos polos, nos dias 30 e 31 terá uma reunião com todos os técnicos da Semed para receberem uma formação. A ideia é que todos os profissionais estejam capacitados para atenderem os alunos. Durante o ano letivo, os servidores terão outras capacitações para preparar o público alvo da educação especial.
A Divisão de Educação Especial está sob responsabilidade da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped). Este tipo de trabalho na Secretaria de Educação iniciou no ano passado e neste ano letivo de 2019 a DEE intensificou o atendimento, colocando mais técnicos especializados para o atendimento ao público.
Veja Também
Mutirão realiza exames de DNA gratuitos em quatro cidades de MS
Imasul promove campanha ‘Um Dia no Parque’ com atividades gratuitas
Instituto confecciona 419 carteiras de identidade em ação social
Itaquiraí recebe obras de infraestrutura com investimentos do Estado
