Diário Digital
 
Geral

Semana do 'Dia do Diabetes' tem ação de saúde em penitenciária da Capital

Iniciativa integrou as atividades da Agepen que tem priorizado políticas de saúde dentro das unidades prisionais do estado

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Governo do MS)

Na semana em que se celebra o Dia Nacional do Combate ao Diabetes (26 de junho), o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, na Capital, promoveu uma ação educativa voltada para a saúde dos reclusos com diagnóstico de diabetes. A iniciativa integrou as atividades da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que tem priorizado políticas de saúde dentro das unidades prisionais do estado.

A ação consistiu numa palestra ministrada pela nutricionista Karine Taveira Gil de Amarante, que atua na Divisão de Saúde Prisional da Agepen, voltada para o esclarecimento e capacitação dos internos quanto à importância do autocuidado no controle da diabetes. O evento fez parte das ações da Diretoria de Assistência Penitenciária.

Segundo Karine, o objetivo principal foi promover conhecimento e despertar a responsabilidade individual dos detentos sobre sua condição. “A dieta diferenciada é oferecida, mas as escolhas alimentares dependem deles, assim como em qualquer outro ambiente. Com isso, buscamos prevenir complicações agudas e crônicas do diabetes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.

Atualmente, vinte e dois internos do presídio recebem acompanhamento específico para o tratamento da doença. A nutricionista também destacou o papel da empresa terceirizada responsável pela alimentação, que fornece dietas especiais conforme prescrição nutricional, reforçando o cuidado contínuo com os pacientes.

A enfermeira Jackeline Valejo Gonçalves e a técnica de enfermagem Mônica Silveira Bezerra Cesconetto, que acompanham o dia a dia dos atendimentos na unidade, enfatizaram a importância da informação como ferramenta de prevenção e controle.

A combinação entre acompanhamento médico, orientação nutricional e suporte contínuo tem mostrado resultados promissores, com maior adesão às práticas de autocuidado por parte dos internos. Para a nutricionista, esta também é uma ação que se insere nas políticas de reintegração social. “Cuidar da saúde dos internos é prepará-los para uma vida mais saudável e consciente em liberdade”, destacou.

O Dia Nacional do Diabetes, instituído pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), tem como foco a conscientização sobre a doença, suas complicações, prevenção e diagnóstico precoce.

Veja Também

Câncer de intestino, que vitimou Preta Gil, é o 3º mais comum no país

Obra na Ernesto Geisel tem 50% do cronograma já executado, diz prefeitura

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

TJMS cria diretrizes para uso de inteligência artificial e institui comitê

AddThis Website Tools