Semana da Computação começa nesta segunda-feira na UFMS
Eventos são organizados pela Faculdade de Computação de forma gratuita e aberta ao público


A Cidade Universitária será o ponto de encontro de estudantes, servidores e profissionais durante a Semana de Computação (Secomp) e a Escola Regional de Educação em Computação (EREduComp), entre os dias 12 e 17 de agosto. Os eventos são organizados pela Faculdade de Computação (Facom), de forma gratuita e aberta ao público, mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Os interessados podem realizar a inscrição na página.
Pela primeira vez, a Secomp integrará a EREduComp, um evento regional focado no ensino e aprendizagem em computação promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, com palestras, minicursos e mesas-redondas sobre temas como inteligência artificial, pensamento computacional e tendências do mercado.
“Este ano, temos uma programação diversificada. Entre os destaques, teremos a palestra de abertura com o professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida sobre O papel da computação em um futuro governado por dados e a palestra do Nalvo Franco de Almeida Junior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) sobre Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Mato Grosso do Sul. Além disso, teremos workshops práticos e mesas-redondas que abordarão temas atuais e desafiadores na computação”, explica a professora da Facom e coordenadora do evento, Liana Duenha.
A docente ainda destaca que a Secomp e a EREduComp proporcionam um espaço para a comunidade universitária discutir, aprender, colaborar e contribuir para o avanço da computação no Brasil. “Além de oportunizar a formação dos estudantes, os colocam em contato com o que há de mais relevante na pesquisa e no mercado de trabalho atualmente, além de prover um ambiente de networking, aprendizado e trocas de experiências”, complementa.
O diretor científico da Fundect-MS, Nalvo Franco de Almeida Junior, abordará como os investimentos em CT&I têm sido fundamentais para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais na área de computação. “Temos hoje cerca de 800 projetos em andamento na Fundect, dos quais aproximadamente 5% são da área de computação. No entanto, vale lembrar que a importância atual da ciência da computação segue cada vez mais crescente em todas as áreas do conhecimento em projetos interdisciplinares, em especial nos últimos anos com o crescimento da Inteligência Artificial, que está transformando a sociedade, aumentando a eficiência, a precisão e a capacidade de inovação em múltiplos setores, demonstrando que a ciência da computação é um campo essencial para o progresso tecnológico e científico”, destaca.
Como parte da programação, a Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) promove uma mesa-redonda sobre mobilidade acadêmica internacional no dia 16 de agosto, às 19h, no auditório 1 da Facom. “Nós vamos abordar as possibilidades de intercâmbio disponíveis para estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. A mobilidade internacional proporciona uma vivência intensa, permitindo que os estudantes façam uma imersão em ambientes culturais e acadêmicos estrangeiros. Temos recebido muitos relatos positivos dos estudantes que retornam dessas experiências, evidenciando que é uma oportunidade única para crescimento profissional, pessoal e humano”, afirma o assessor da Aginova, João Batista Sarmento dos Santos Neto.
Durante o evento, estudantes de graduação e pós-graduação apresentam mais de 40 trabalhos no formato de pôster. As produções serão avaliadas por docentes e os destaques serão premiados.
A programação completa está disponível aqui.
Veja Também
Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10
Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS
Ruas João Marchesi e Manoel Ferreira terão sentido único em Três Lagoas
Oficina com imortal da ABL aborda relação entre literatura e gramática
