"Sem sossego": Comerciantes reclamam do aumento de furtos no Centro da Capital
Por falta de segurança, comerciantes estão deixando o centro para ir para os bairros


Comerciantes da região central da Capital próximo a Rui Barbosa com a Barão do Rio Branco reclamam do aumento da criminalidade e de usuário de drogas na região acarretando furtos e confusões dentro dos estabelecimentos e o aumento aconteceu após a Pandemia.

O proprietário, que pediu para não ser identificado, de padaria existente há mais de 70 anos, conta que diariamente ainda na madrugada o número de pedintes e usuários cresceu demais. “Hoje mesmo vimos cedo um homem pela câmera de segurança abordando um vizinho aqui", explica.
Em um caso mais extremo, relata que um homem chegou a invadir o estabelecimento e derrubar balas no chão. "Tivemos este dia um usuário que cedo entrou olhou nosso comercio e quando foi na hora do almoço entrou criando confusão e jogando as caixas de bala no chão. Nosso vizinho de esquina teve a loja arrombada e tentativa de furto de ar condicionado. Está difícil”, revelou. O empresário não quis ser identificado pelo medo da criminalidade.

Marcos Facundo Saralegi, dono de barbearia no local também confirmou o aumento de usuários e furtos na região, mas também destacou o problema que tiveram após as obras da prefeitura no local, que diminuiu o fluxo de pessoas e vizinhos dele como bares e padarias reclamam do baixo fluxo após terem colocado os mini terminais. “Antes havia venda de passe de ônibus aqui, agora não mais e as pessoas não frequentem mais a região. Muitas lojas âncoras fecharam as portas e estão migrando para os bairros e esta dificultando muito. Sabemos que as obras foram importantes mas os clientes não voltaram mais aqui”, desabafou Marcos.
O dono da padaria disse, ainda, que parece que os ladrões sabem o momento que a policia passa, porque somem com uma rapidez sem explicação. A reportagem do Diário Digital procurou a Polícia Militar que falou sobre as rondas e trabalhos de rotina na região. Em nota, afirmaram constantes rondas e patrulhamento no Centro de Campo Grande.
"A PMMS informa que o policiamento na região é feito pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, com reforço das Unidades Especializadas do CPE, a exemplo do Batalhão de Polícia Militar de Choque, do BOPE, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, entre outros. Rondas preventivas e abordagens policiais ocorrem diariamente em todos os bairros da Capital, inclusive no local informado. Todo policiamento é realizado com base na análise de dados estatísticos, extraídos dos Boletins de Ocorrências e também dos atendimentos à comunidade local.", diz nota da Polícia na íntegra.
Com a onda de furtos e usuários de drogas muitos comerciantes fecharam as portas e aumentou o número de imóveis para locação. O investimento dos clientes, explicaram alguns comerciantes, é justamente estabelecimentos localizados nos bairros da Capital.
Veja Também
Confira a lista completa dos inscritos para a Vila dos Idosos da Capital
Defesa Civil reforça ações sobre riscos e emergências em distritos
Programa Remédio em Casa faz quase 30 mil entregas em MS em 2025
#DDfaz14 Anos: Livro de Sérgio Cruz revela bastidores da fundação de MS