Sejusp capacita novos membros do conselho de segurança de Porto Lindo
Capacitação promove a união da comunidade auxiliando nas questões que afligem os moradores


A Coordenadoria Estadual de Segurança da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) realizou, sexta-feira (4), a capacitação dos novos integrantes do Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Porto Lindo, situada no município de Japorã.
O treinamento faz parte do processo de inclusão dos novos membros que integrarão o conselho durante o período de 2025 a 2028. A atividade foi conduzida pelo Coronel PM Thonny Audry Lima Zerlotti.
A capacitação abordou temas relacionados ao papel do conselho comunitário, destacando sua função de promover a união da comunidade na resolução das questões que afligem os moradores, sempre com o objetivo de garantir qualidade de vida à população.
O conselho comunitário é uma ferramenta essencial para agregar esforços da comunidade, buscando sempre soluções que melhorem a qualidade de vida dos membros da comunidade”, ressaltou o Coronel Zerlotti.
O cacique Onésio Dias, presidente do conselho, enfatizou a importância da aproximação entre a comunidade indígena e as forças de segurança pública, destacando que esse diálogo é fundamental para o bem-estar coletivo.
"Acredito que o conselho é fundamental, pois permite a interação e o diálogo com a comunidade. Embora ainda haja muito a ser feito, já conseguimos importantes avanços na área de segurança", afirmou.
Criado em agosto de 2022, o Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Porto Lindo conta com a participação de membros da comunidade indígena, bem como representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Coronel PM Carlos de Santana Carneiro, também destacou a relevância da participação ativa da comunidade nas estratégias de segurança.
“A integração entre os povos originários e as instituições de segurança é essencial para o desenvolvimento de ações eficazes de prevenção à criminalidade, estreitando laços e realizando trabalhos voltados à melhoria da segurança e qualidade de vida”, declarou.
Veja Também
Campo Grande recebe temporada gratuita de espetáculo inédito
Projetos de matemática na pré-escola podem receber até R$ 80 mil
Ministério Público do MS alerta para fraude do Falso Advogado
Governo amplia leitos e cirurgias ortopédicas na Capital e Três Lagoas