Seis dias de incêndios florestais no Rio Taquari em Costa Rica
Apesar dos esforços, o Parque Nascente continua em chamas

Na tarde da última sexta-feira (26), por volta das 15h, uma equipe especializada do Grupamento de Aviação do Corpo de Bombeiros Militar, aterrissou no aeroporto de Costa Rica com uma missão urgente: combater o incêndio de grandes proporções que se alastra pela região do Parque Nascente do Rio Taquari.
O fogo teve início após uma descarga atmosférica (raio) e rapidamente ganhou força devido às condições climáticas adversas e à dificuldade de acesso ao local. As chamas já atingem áreas de pastagens e lavouras em diversas fazendas no entorno do parque, colocando em risco o ecossistema local, propriedades rurais e a segurança da população.
Apesar dos esforços intensos, o incêndio ainda não foi totalmente controlado. A operação de combate conta com o apoio de empresas integrantes do PAME (Plano de Auxílio Mútuo Emergencial), brigadistas das prefeituras de Alcinópolis e Costa Rica, técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Defesa Civil de Costa Rica, além da mobilização de recursos do setor agropecuário da região.
A união entre instituições públicas e privadas tem sido fundamental para enfrentar este desafio ambiental. A situação exige atenção urgente das autoridades e da sociedade, não apenas para conter os danos imediatos, mas também para discutir medidas preventivas e de recuperação ambiental.
Veja Também
Papai Noel causa comoção em visita a hospital público da Capital
Inquérito tenta agilizar acesso a leitos de urgência e emergência
Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado