Diário Digital
 
Geral

Segredo da corrida é suportar a dor

|
Redação
AddThis Website Tools

Faltando pouco mais de um mês para a chegada da Corrida de Verão, etapa do circuito de corridas de rua Rota das Estações, atletas amadores e profissionais intensificam seus treinamentos corporais e principalmente mentais para que no próximo dia 23 de fevereiro consigam cruzar a linha de chegada. A prova de abertura da Rota das Estações 2019 terá três percursos (10 km, 5 km e 2,5 km) e acontecerá em Campo Grande. Faça já suas inscrições.

Com um grupo de aproximadamente 25 alunos a equipe da W30 Performance Humana se reúne todos os sábados, a partir das 8h, no Parque dos Poderes para ensinar e dar dicas de corrida a atletas amadores e profissionais. O treinamento oferecido tem o acompanhamento de preparadores físicos de alta performance e não exige custo para participação.

Inteiramente voltado à preparação para corrida, no treino são ensinados exercícios e instruções sobre cuidados com a pisada, a passada, a velocidade e o volume de corridas para que o atleta consiga se sair bem nesta que é a modalidade esportiva que mais cresce no Brasil. Mesmo que a prática de esportes seja extremamente recomendada a seres de qualquer idade ou espécie é preciso ficar atento ao excesso, que como sabemos, faz mal em qualquer situação.

De acordo com o preparador físico Eder Wagner correr demais pode acabar prejudicando o atleta na hora da competição “o corpo humano pode ser comparado a um carro, se você utilizar o motor por muito tempo ele pode fundir, assim como se você desgastar seus músculos e ossos eles podem ser fragilizados e acabar gerando uma lesão” explica o profissional.

Para que o desgaste físico não atinja o atleta é necessário ficar atento a esta dica: não ganha a prova quem corre mais, ganha a prova quem vence a dor. Segundo o treinador o que faz um corredor não é a sua velocidade, mas sim o seu condicionamento físico que deve treinado corretamente por meio de uma metodologia adequada preparada por um profissional.

Tornar-se uma pessoa resistente não é difícil, mas para chegar lá é preciso sair da zona de conforto. Eder Wagner conta que a peça chave para crescer no treinamento de corria é desafiar-se o tempo todo “se você corre 5 km você corre seis, sete, oito, dez... Se sua mente acredita na superação, você consegue” conta o treinador que afirma que a saúde psicológica está diretamente ligada ao crescimento esportivo, e vice-versa.

Não se iluda ao pensar que estará mais preparado por correr 10 quilômetros ao dia, esta atitude apenas favorece o desgaste do corpo que precisa ser treinado e preservado para uma competição. O corpo humano deve estar acostumado, disposto e com vontade de praticar exercícios, o condicionamento físico só começa a ser perdido depois de 15 dias sem treinamentos, por isso a recomendação é correr não mais de 30km semanalmente.

Aos que estão iniciando agora e tem vontade de mudar de vida com a corrida a dica é começar a treinar com um profissional, assim os limites do corpo não serão ultrapassados e o atleta sempre será forçado a se desafiar. Lembre-se, tudo começa na mente. Já para os que já estão correndo há um tempo Eder Wagner revela que a sacada é trabalhar a tolerância à dor e deixar de treinar na semana anterior à competição, assim o corpo estará sem desgastes, relaxado e com vitalidade para cruzar a linha de chegada. 

Veja Também

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

Show reúne bandas para arrecadar fundos para transferência de esportista

Ministério libera pagamento do aparelho de radioterapia para Hospital de Câncer

Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes cosméticos

AddThis Website Tools