Sedhast realiza evento on-line com foco nos refugiados, migrantes e apátridas
Evento tem transmissão pela página da Sedhast no facebook


A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH), via Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (Cerma-MS), realiza nesta terça-feira (22), a partir das 13h30, o ‘V Colóquio Estadual para Migrantes, Apátridas e Refugiados’. O evento tem transmissão pela página da Sedhast no facebook.
O objetivo do evento é o de informar e conhecer o atendimento aos migrantes, refugiados e apátridas em tempos de pandemia, colocando as ações realizadas pelos órgãos participantes. O Colóquio trata também sobre a regularização migratória no Brasil, qualificação profissional e inserção laboral, protocolo estadual de atendimento à saúde para migrantes e refugiados.
A SUPDH explica ainda que está em processo de produção o Sistema de Cadastro de Atendimento dos Migrantes em Mato Grosso do Sul (CADMI/MS), que tem como primícias facilitar e manter informações de imigrantes que passam pelo Centro de Atendimento de Direitos Humanos (CADH) da Sedhast.
Neste sistema, serão disponibilizadas informações e dados sobre as diferentes nacionalidades que chegam ao Estado e buscam por alguns dos atendimentos realizados no CADH, que ocorrem para diversas nacionalidades, com o objetivo de orientações e regulamentações documentais, junto aos órgãos competentes ligados a demanda do migrante recém-chegado ou que já estão regularizados, necessitando das renovações ou prorrogações no Brasil para receber os atendimentos no Estado de Mato Grosso do Sul.
Participam do evento on-line a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre; Vania de Sousa, coordenadora do Cerma/MS; Sandro Chacha, coordenador de Sistema, Informação e Conteúdo; Daniel Chiarreti, juiz federal; Rafaela Morais, do Círculos de Hospitalidades ONG/SC e Geani Almeida, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A mediação fica por conta de Francisca de Souza, membro do Cerma/MS.
Veja Também
Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
