Geral

Sebrae-MS anuncia novos projetos para pequenos negócios em 2023

Ações vão desde mentorias às mulheres empreendedoras até o pequeno agricultor rural

|
Pedro Santos
(Foto: Luiz Alberto)

Com o ano de 2023 iniciando, o SEBRAE/MS já se adiantou e organizou as suas principais ações para este ano. Em conversa com a Diretora Técnica da instituição, Sandra Amarilha, o SEBRAE, segundo Sandra, orientou sua estratégia para o ambiente de negócios e empreendedorismo. Além disso, projetos como SEBRAE Delas; Cidade Empreendedora; Polo SEBRAE Turismo; Agronegócio; Setor Produtivo e Conexões Corporativas; Comércio e Serviço; Liderança e Inovação, seguem em pleno vapor, tudo a disposição para ajudar o(a) microempreendedor(a). 

Diretora Técnica do SEBRAE/MS,  Sandra Amarilha (Foto: Luiz Alberto)

Através do evento SEBRAE 2023 - Inovando Caminhos Para Empreender, a instituição busca mostrar tais projetos e orientar aqueles que desejam empreender, mas não sabem por onde começar. 

“Essa mostra está aqui disponível para demonstrar à sociedade o que aquele empresário pode buscar de apoio no SEBRAE. Ele pode encontrar muitas soluções gratuitas, para aqueles momentos de dificuldade empresarial. Pode ser um crédito, onde buscar esse crédito. São orientações que o SEBRAE pode oferecer para esse empreendedor e facilitar muito sua expansão e garantir a sobrevivência do negócio”, esclarece a Diretora Técnica. 

Sobre o Polo SEBRAE Ecoturismo- Segundo Sandra Amarilha, a parte do ecoturismo do SEBRAE está com um projeto especial chamado “Pró-Pantanal”, voltado para o apoio às comunidades ribeirinhas, o qual deseja levar orientações de como agregar valor à produção pantaneira, a conhecida “economia criativa”, baseada na venda de artesanatos

Polo SEBRAE Ecoturismo (Foto: Luiz Alberto)

Sobre Conexões Corporativas - A Diretora Técnica do SEBRAE/MS explica que, com um empreendimento de grande porte, como por exemplo: uma indústria, é necessário que haja uma cadeia de fornecimento. É aí que entra a colaboração da instituição, capacitando os pequenos negócios locais a receber esse contingente que acompanha essa grande indústria, fortalecendo o microempreendedor.

“Em Mato Grosso do Sul, 88% dos negócios são de pequeno porte. Esse é o público alvo do SEBRAE. Precisando de apoio, contem com a gente porque temos uma rede de agentes que vai de porta em porta nas empresas e identificar a dor do empresário”, afirma Sandra Amarilha. 

Sobre o Cidade Empreendedora - Cidade Empreendedora é o projeto do SEBRAE vinculado às prefeituras e incentivos à criação de políticas públicas, as quais devem apoiar os pequenos negócios, principalmente no ramo alimentício. 

(Foto: Luiz Alberto)

“Antigamente, era fácil comprar de uma grande empresa os seus suprimentos. Só através de uma licitação e pronto. O que nós queremos é ensinar as equipes do Poder Executivo da cidade a como comprar dos pequenos negócios locais, fazendo a renda circular ali mesmo e favorecendo toda a economia do município", salienta Sandra. 

Conforme a Diretora Técnica, é “um grande benefício" para os comerciantes quando se há uma força de vontade da Prefeitura de mudar sua forma de operação, adotando tais políticas públicas. 

Não só isso, mas o Cidade Empreendedora prega também a educação empreendedora, voltada para os jovens. “É preciso desenvolver a capacidade de empreender dos jovens. Assim a gente não fica tão dependente de concursos públicos, ou do próprio governo. É criar uma cultura de negócios”, reforça a diretora. 

Sobre o SEBRAE Delas  - SEBRAE Delas é a jóia recente da instituição e um dos mais interessantes. O projeto foi pensado para aquelas mulheres que queiram participar de uma “jornada” empreendedora, se desenvolvendo de forma mais consciente e que seja algo mais profissional. 

Área onde estão as amostras (Foto: Luiz Alberto)

“Mesmo que você já tenha um negócio, você pode se habilitar também. Nós acompanhamos cada etapa dessa empreendedora, para que ela se sinta muito bem assistida”, enfatiza a diretora. 

Em 2023, o SEBRAE espera auxiliar 5 mil mulheres, em todo o Mato Grosso do Sul,  que queiram ter seu próprio negócio. Para isso, é necessário se inscrever no Edital do Ciclo 2023, o qual estará disponível no dia 1° de fevereiro. 

Sobre o Agronegócio- O auxílio empresarial voltado para os produtores rurais é antigo do SEBRAE, contando com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “Nós conseguimos transformar aquela agricultura familiar tradicional em uma propriedade rural empresarial, produtiva, que gere renda e possa ser realmente competitiva”, afirma Sandra Amarilha. 

A ajuda do SEBRAE dada aos agricultores familiares é específica na melhoria da produção rural e formação gerencial, ou seja, gestão da pequena propriedade. 

Além disso, juntamente com o Instituto BioSistêmico, o SEBRAE leva os serviços de verificação da qualidade do leite, inseminação e diagnóstico, o tal “Rufião” e o “Vaca Móvel”, totalmente gratuito.

Segundo Bruna Pinheiro Bastos, coordenadora do projeto e veterinária, em 2022, foram feitos 20 mil atendimentos. Os atendimentos do Rufião e da Vaca Móvel são levados às pequenas propriedades rurais cadastradas no sistema do SEBRAE.

 Bruna Pinheiro Bastos, coordenadora do IBS e veterinária (Foto: Luiz Alberto)

“Essa parceria leva o semem de boa qualidade. Com o ultrassom, os médicos veterinários conseguem descobrir a razão do animal não estar prenha nem produzindo leite. Nem sempre o produtor consegue fazer isso porque envolve nutrição, um bom reprodutor. A gente vai até lá e orienta o que influencia na reprodução”, afirma Bruna. 

Em relação ao trabalho de verificação do leite, de acordo com a coordenadora, empresas de laticínios estão buscando parcerias e incentivando a produção consciente. 

“As empresas pagam a mais para o produtor que tem leite de qualidade. Tem muita gente que joga água no leite, dando volume e vendendo. Eles estão buscando essa qualidade e nós analisamos isso de forma gratuita. Nada é cobrado”, esclarece Bruna Pinheiro.

Carros que fazem parte do IBS (Foto: Luiz Alberto)

 


 

Veja Também

Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP

Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família

Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas

Projeto cria política nacional de proteção de rios