Sead realiza evento em alusão Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
Evento será na quarta-feira às 8h30
A Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) realiza na quarta-feira, dia 14, uma palestra temática em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Palestra será no auditório da secretaria, no Parque dos Poderes, a partir das 8h:30. Será abordada uma visão sobre o trabalho infantil nas plataformas digitais.
As palestras serão ministradas pela defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Débora Maria de Souza Paulino, com o tema “Dialogando Sobre o Trabalho Infantil”. Tratando dos “Impactos do Trabalho Infantil em Plataformas Digitais no Desenvolvimento Biopsicossocial de Crianças e Adolescentes”, a pela pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Nara Helena Lopes.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-as não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades, sendo, antes de tudo, uma grave violação dos direitos humanos e dos direitos e princípios fundamentais no trabalho.
As ações deste ano contam com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Na SEAD os esforços se dão por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, com apoio da Superintendência da Política de Direitos Humanos, e na Secretaria Executiva de Assistência Social, via equipe de Referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
(Informações da assessoria de imprensa do Governo de MS)
Veja Também
Avaliação positiva dos usuários do Hospital Regional atinge 76%
Confira cinco atividades físicas para iniciantes
PMA flagra pesca predatória durante o período de defeso e aplica multas a infratores
Médico dá quatro dicas de saúde para começar 2025 com autocuidado em dia