Diário Digital
 
Geral

Santa Rita do Pardo terá o 9º PID do Poder Judiciário de MS

Ponto digital tem objetivo de que cidadãos participem de audiências sem a necessidade de deslocamento para comarcas próximas

|
Gabriel Telê Santana
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/ TJMS)
A quinta-feira de trabalho, dia 14 de dezembro, começou diferente para o Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, que esteve em Santa Rita do Pardo para, junto com o prefeito Lúcio Roberto Calixto Costa assinar o termo de compromisso que permitirá a instalação do Ponto de Inclusão digital (PID) no município.
 
A formalização do compromisso integra a agenda do Gabinetes de Integração, uma proposta da atual administração do Tribunal de Justiça, e permite que cidadãos sul-mato-grossenses, entre outros serviços, participem de audiências sem a necessidade de deslocamento para comarcas próximas, como Bataguassu ou Brasilândia, por exemplo.
 
Este é o 9º Ponto de Inclusão Digital instalado em localidade onde não existem prédios do Fórum e a previsão do presidente do TJ é que até agosto de 2024 sejam instalados mais PID’s, totalizando 24 Pontos de Inclusão Digital. Em Santa Rita do Pardo, o PID está localizado na Av. Julião de Lima Maia, esquina com a Rua Prudente de Moraes, na região central da cidade.
 
Em sua fala, o presidente do Tribunal de Justiça destacou a importância para a população de se ter um PID, com a disponibilização da prestação jurisdicional mais próxima, reafirmou a intenção de ampliar a instalação dos pontos de inclusão e lembrou do compromisso do judiciário em promover o amplo acesso à justiça para os cidadãos. 
 
“A implantação dos 24 PIDs, com os 55 fóruns nas sedes de comarca, além das Carretas da Justiça, dos ônibus da Justiça Itinerante e das vans dos juizados especiais, colocam o Poder Judiciário de MS nos 79 municípios do Estado. Operadores do direito e as partes serão alcançadas pela justiça. Não há como trabalhar sem apoio e parceria do Executivo e Legislativo, sejam estadual ou municipal. E temos encontrado pessoas com disposição e agradecemos por isso. Para que haja crescimento é necessário segurança jurídica e quem garante a segurança jurídica é o Poder Judiciário. Estreitemos essas parcerias, pois é somente desta forma que vamos para frente em prol da população de MS”, ressaltou.
 
O prefeito Lúcio Roberto Calixto Costa destacou que o município está crescendo e lembrou a sensibilidade do presidente do Tribunal de Justiça em perceber tal expansão, o que resultou na parceria para a implantação do PID e benefício direto para a população.
 
“A implantação desse Ponto Digital de Inclusão é o sonho de todo morador do nosso município, afinal temos uma vasta extensão territorial e era necessário buscar nossos cidadãos nos assentamentos e levar para Bataguassu para utilizar os serviços da justiça. Era um transtorno para todos os envolvidos. Assim, nossas palavras hoje são de agradecimento ao Tribunal de Justiça, que possibilitou a vinda do PID a Santa Rita do Pardo”.
 
Da solenidade participaram também o juiz auxiliar da presidência do TJ, Renato Antônio de Liberali; o juiz diretor da comarca de Bataguassu, Cezar Fidel Volpi, o juiz Marcel Goulart Vieira, os vereadores Leudeiane da Silva Lopes (Leu Lopes), Cícero Alves Da Silva (Cirção do Lava Jato) e Antonio Coral Costa (Toninho Colibri), o defensor público e o promotor que atuam em Bataguassu, o presidente da 19º subseção da OAB, a secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dixie Costa, além de servidores municipais e pessoas da população.
 
Entenda - A intenção é que o PID melhore a eficiência do atendimento à população e principalmente amplie o acesso dos cidadãos à justiça, com a utilização da estrutura física e tecnológica adequada e disponibilizada para realização de atos processuais, incluindo atividades relacionadas ao Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc). 
 
Além disso, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos poderão atuar no PID por meio de futuras parcerias firmadas com o juiz diretor da comarca a qual o município está vinculada. 
 
Após a inauguração do PID, o Des. Sérgio entregou ao representante do Município documentos que incentivam a adesão ao programa Lar Legal MS, com material necessário para o desenvolvimento de políticas públicas habitacionais de grande alcance social a custo zero aos munícipes. 
 
Além disso, o desembargador entregou ainda uma proposta que sugere ao Executivo municipal a criação e implantação do serviço de acolhimento familiar no município, visando proporcionar o acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências capacitadas, garantindo a atenção, o afeto e o cuidado indispensáveis para o seu desenvolvimento saudável.

Veja Também

Juízes do TJMS visitam Núcleo de Apoio às Vítimas em Campo Grande

Prefeitura entrega nesta quarta-feira reforma em teminais da capital

Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10

Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS

AddThis Website Tools