Santa Casa viabiliza transplante de órgãos com doação realizada em Três Lagoas
Família foi contatada e, em um gesto de solidariedade, autorizou a doação de órgãos


A Santa Casa de Campo Grande, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), foi acionada pela Central de Transplantes do Estado após notificação da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOTE) do Hospital Regional de Três Lagoas, envolvendo um paciente do sexo masculino, de 58 anos, com histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. O paciente foi admitido em 21 de junho e, após avaliação neurológica, foi iniciado o protocolo de morte encefálica.
A família foi contatada e, em um gesto de solidariedade, autorizou a doação de órgãos. Foram captados rins, fígado e córneas. A OPO, responsável pela gestão dos protocolos em todo o estado, coordenou a operação junto à Central Estadual de Transplantes.
O fígado e as córneas foram aceitos para transplante. A supervisora da OPO, Paolla Costa Buhler Cabrera e o enfermeiro Wanderson Umar Gimenez Francisco coordenaram o processo de captação, em Três Lagoas.
O fígado foi transportado por aeronave até a Capital e transplantado no Hospital do Pênfigo no dia 26 de junho. Já as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande, onde serão processadas e avaliadas para posterior destinação.
“A OPO é uma organização estadual. A nossa presença é uma maneira de viabilizar e garantir a responsabilidade e a autenticidade de todo o processo de doação de órgãos junto com a Central Estadual de Transplante. É uma maneira também de a gente criar vínculos com as equipes do estado, fazendo que a nossa união viabilize mais gestos como esse de Três Lagoas”, pontua Paolla.
A Santa Casa reafirma seu compromisso com a vida e a esperança, atuando de forma integrada com os órgãos reguladores e prestando assistência com excelência em todas as etapas do processo de doação e transplante.
Veja Também
Confirmado nono morcego positivo para raiva na Capital
Sessão solene homenageia ações da Igreja Universal do Reino de Deus em MS
Carreta da Justiça fecha semestre com 14 municípios e 4 mil atendimentos
Projeto entrega cheque de R$ 10,9 mil para o Asilo São João Bosco
