Santa Casa capta órgãos e faz primeiro transplante de coração do ano
A Santa Casa de Campo Grande realizou mais uma captação de órgãos e tecidos para transplante, a sexta de 2020, neste domingo, 5 de Abril. Coração, fígado, rins e córneas de um paciente de 21 anos foram retirados em uma ação que envolveu profissionais do hospital e de outro estado. O coração foi transplantado com sucesso em um homem de 37 anos.
Conforme a assessoria de imprensa da Santa Casa, o procedimento só foi possível graças à generosidade da família do doador. O rapaz teve morte encefálica constatada após um grave Traumatismo Cranioencefálico (TCE). A atitude permitiu que seis pessoas fossem ajudadas através dos transplantes. O fígado doado foi captado e levado pela equipe de Brasília para ser implantado em um paciente que esperava há anos pelo transplante.
O coração doado foi transplantado, durante a tarde, em um paciente que é morador de Sidrolândia. Esse foi o primeiro coração doado e captado em 2020. Além disso, as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Hospital para análise e, posteriormente, serem transplantadas.
Os dois rins permaneceram no hospital, sendo que o primeiro foi transplantado durante a tarde em um paciente de 41 anos morador da Capital e o segundo rim, será implantado no período noturno em um paciente de 36 anos morador de Miranda.
Pelo menos trinta profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, estiveram mobilizados em três salas cirúrgicas.
Veja Também
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX
Atuação do MPMS obriga Campo Grande a criar Plano Anual de Limpeza
Praça Ary Coelho tem Casa do Papai Noel e muitas luzes; veja fotos