Santa Casa apela que população evite situações de risco neste réveillon
Número de vítimas por arma de fogo e branca cresceram mais de 100% no feriado natalino


A Santa Casa de Campo Grande encerrou o período natalino com um fluxo não esperado para a festividade, com destaque aos pacientes vítimas de ferimentos por arma de fogo e arma branca. Em relação ao final de semana anterior, o aumento foi de 114%. Os números registrados trazem consigo um alerta em relação às possíveis demandas durante o Réveillon.
De 22 a 25 de Dezembro, apenas contabilizando os ferimentos por arma branca (objetivos perfurocortantes) e arma de fogo, foram 15 vítimas atendidas. É o dobro da semana anterior, de 15 a 18 de Dezembro, onde foram recebidos sete pacientes.
O Coordenador Médico do Pronto-socorro da Santa Casa, Dr. Marcos Bonilha, expressou preocupação em relação ao que se pode esperar nos próximos dias. “Durante o Natal, nossa equipe trabalhou incansavelmente para garantir que cada paciente recebesse a atenção necessária. No entanto, com a proximidade do Ano Novo, nossa preocupação aumenta, ainda mais em casos que podem ser evitados”, declara.
O Diretor Técnico interino, Dr. Diogo Gomes, também Coordenador Médico do Centro Cirúrgico, explica que a demanda de procedimentos cirúrgicos neste período natalino superou as expectativas das equipes. “Temos um número de procedimento esperado para o final de semana, porém não imaginávamos aumento neste feriado, onde a festividade é familiar. Assim, pedimos à comunidade que esteja atenta às medidas de segurança, evitando comportamentos de risco que possam resultar em situações emergenciais”, declara.
A Santa Casa de Campo Grande reforça o apelo para que a população adote medidas responsáveis, evitando situações de risco. Também ressalta a importância de buscar atendimento médico apenas em casos de real necessidade, contribuindo para o alívio da carga sobre os serviços de saúde.
“Estamos comprometidos em oferecer cuidados de qualidade, porém a colaboração da comunidade é vital para enfrentar os desafios que podem surgir durante os feriados”, conclui o Diretor Técnico interino, Diogo Gomes.
Dados do Pronto-socorro - O Serviço de Urgência e Emergência do Pronto-socorro também registrou, no período de 22 a 25 de dezembro, o atendimento de 27 pacientes vítimas de agressão, um aumento de 92% em relação a um final de semana anterior. Já os vitimados no trânsito, seja na Capital ou interior, a quantidade de pessoas somou 108 casos, uma semana antes, o número foi de 82 pacientes.
Veja Também
Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença
Três Lagoas emite gratuitamente carteirinha para pessoas com autismo
Prefeitura de Três Lagoas remove bancos vandalizados na Avenida Filinto Muller
Parque Antenor Martins recebe 1ª Festa da Páscoa com pesca liberada
