Santa Casa afirma que garotinha de 5 anos passou por exames rigorosos antes de receber alta médica
Cerca de 10 horas depois de ser liberada pelos médicos, Sophia retornou ao hospital já em estado grave


A Santa Casa de Campo Grande informou por meio de nota que irá instaurar uma investigação interna para apurar as circunstâncias da morte de Sophie Emanuelle Viana, de 5 anos, ocorrida na última quinta-feira (30).
Segundo relatos de familiares publicados nas redes sociais, a criança sofreu um acidente no domingo (25), por volta das 19h30, quando um portão caiu sobre ela. A menina foi levada imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vila Almeida, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhada à Santa Casa já que a paciente era cardiopata.
A família alega que, ao chegar ao hospital, não foram realizados exames detalhados para avaliar possíveis traumas causados pelo acidente, apenas um raio-x solicitado ainda na UPA. Sophie recebeu alta por volta da meia-noite.
Na segunda-feira (26), a menina apresentou febre e episódios de vômito, o que levou os pais a retornarem com ela à Santa Casa. Após uma tomografia, foi identificado acúmulo de sangue na cabeça, e ela ficou sob observação. Ainda de acordo com os familiares, mesmo sem apresentar melhora, nenhum novo exame teria sido solicitado.
Na quinta-feira (30), já entubada, Sophie foi avaliada por um neurologista, que informou à família sobre a gravidade do quadro e a necessidade de uma cirurgia. Antes de ser levada ao centro cirúrgico, a criança sofreu uma parada cardíaca, foi reanimada, mas teve uma nova parada durante o procedimento e não resistiu.
Em nota, a Santa Casa lamentou a morte da paciente e afirmou que irá apurar os detalhes do caso. O hospital também declarou que a criança passou por diversos exames e foi atendida por diferentes profissionais e especialistas nas duas ocasiões em que esteve na unidade.
A Santa Casa de Campo Grande informa que está acompanhando o caso desde o momento do óbito, prestando solidariedade à família pela imensa perda. Todas as condutas e decisões adotadas estão sendo avaliadas e reavaliadas internamente.
O paciente passou por diversos exames e foi submetido a avaliações realizadas por diferentes profissionais e especialistas, tanto na primeira quanto na segunda passagem pelo hospital. No primeiro atendimento, após um período de observação rigorosa e sem sinais preocupantes, a paciente recebeu alta.
Cerca de 10 horas depois, houve um retorno ao hospital, já com um quadro de piora, sendo prontamente atendida novamente.
O corpo foi encaminhado para necropsia, e seguimos acompanhando de perto o desenrolar da situação. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre os fatos.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e com a prestação de um atendimento de qualidade à população. Mais uma vez, lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e amigos.
Veja Também
Prazo para isenção de taxa no CNU dos Professores termina nesta sexta
Balada LOVE anuncia 11ª edição com line-up especial em Campo Grande
Inscrições para bolsas do Prouni no 2° semestre terminam nesta sexta
MPMS apura falta de profissionais de enfermagem na Campo Grande
