Geral

Sala de Situação do Imasul emite aviso de possível transbordamento do Rio Miranda

O rio atingiu a cota de alerta (470 cm) em 17 de fevereiro e desde então tem se mantido acima dessa altura

|
Redação
(Foto: Divulgação/Imasul)

A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu aviso à Defesa Civil no início da manhã deste domingo (19) comunicando sobre a possibilidade de transbordamento do Rio Miranda, no município de Bonito.

De acordo com o Aviso de Evento Crítico nº 22/2023 da Sala de Situação do Imasul, as leituras dos níveis do Rio Miranda emitidas da Plataforma de Coleta de Dados- PCD Estrada MT-738, no município de Bonito, o rio atingiu a cota de alerta (470 cm) em 17 de fevereiro e desde então tem se mantido acima dessa altura.

O volume acumulado de chuvas nas últimas 72 horas chegou a 39 mm e o rio subiu 2 metros nesse período, sendo atingido o nível de emergência (670 cm) com potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à população que mora nas áreas próximas ao curso hídrico com o processo de invasão das águas.

O que é a Sala de Situação?

É um ambiente de monitoramento, acompanhamento e estudos das tendências hidrológicas no Estado do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de prever a ocorrência de eventos críticos, como severas secas ou grandes inundações permitindo a adoção de medidas para minimizar tais efeitos, tornando-se assim uma valiosa ferramenta para a tomada de decisões por parte dos órgãos competentes, entre eles a Defesa Civil.

Atualmente o Estado conta com uma rede de treze estações telemétricas, distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé.

Os dados de chuva e nível dos rios são coletados, em tempo real, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados– PCDs e transmissão via satélite, informando a cada hora o nível do rio em cm e quanto choveu em mm. Esses dados estão disponíveis, em tempo real, no site da Agência Nacional de Águas: www3.ana.gov.br

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande