Geral

Sala de Situação do Imasul emite aviso de possível transbordamento do Rio Miranda

O rio atingiu a cota de alerta (470 cm) em 17 de fevereiro e desde então tem se mantido acima dessa altura

|
Redação
(Foto: Divulgação/Imasul)

A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu aviso à Defesa Civil no início da manhã deste domingo (19) comunicando sobre a possibilidade de transbordamento do Rio Miranda, no município de Bonito.

De acordo com o Aviso de Evento Crítico nº 22/2023 da Sala de Situação do Imasul, as leituras dos níveis do Rio Miranda emitidas da Plataforma de Coleta de Dados- PCD Estrada MT-738, no município de Bonito, o rio atingiu a cota de alerta (470 cm) em 17 de fevereiro e desde então tem se mantido acima dessa altura.

O volume acumulado de chuvas nas últimas 72 horas chegou a 39 mm e o rio subiu 2 metros nesse período, sendo atingido o nível de emergência (670 cm) com potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à população que mora nas áreas próximas ao curso hídrico com o processo de invasão das águas.

O que é a Sala de Situação?

É um ambiente de monitoramento, acompanhamento e estudos das tendências hidrológicas no Estado do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de prever a ocorrência de eventos críticos, como severas secas ou grandes inundações permitindo a adoção de medidas para minimizar tais efeitos, tornando-se assim uma valiosa ferramenta para a tomada de decisões por parte dos órgãos competentes, entre eles a Defesa Civil.

Atualmente o Estado conta com uma rede de treze estações telemétricas, distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé.

Os dados de chuva e nível dos rios são coletados, em tempo real, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados– PCDs e transmissão via satélite, informando a cada hora o nível do rio em cm e quanto choveu em mm. Esses dados estão disponíveis, em tempo real, no site da Agência Nacional de Águas: www3.ana.gov.br

Veja Também

Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe

Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano

Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele