Geral

Saiba como identificar os sinais de uma gripe e da dengue

Destacamos diferentes sintomas de uma pessoa com a enfermidade

|
Sandra Salvatierre
Mosquito da dengue (Foto: Divulgação)

Está com sintomas de Febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza. Esses são alguns dos sinais comuns de inúmeras doenças, como da dengue e da gripe. Por isso, como identificar as duas enfermidades? Antes, é relevante saber que, embora sejam igualmente causadas por vírus, a transmissão dessas doenças decorre de maneiras diferentes.

A dengue é motivada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Já a gripe é uma infecção respiratória provocada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido durante o período do inverno. Os sintomas normalmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. frequentemente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Confira abaixo as características dos sintomas de cada uma dessas doenças:

Dengue

Febre alta;
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Sangramento de mucosa;
Irritabilidade.

Gripe

Febre;
Coriza;
Dor de garganta;
Tosse;
Dor no corpo;
Dor de cabeça;
Dores articulares;
Diarreia;
Vômito;
Fadiga;
Prostração;
Rouquidão;
Olhos avermelhados e lacrimejantes.

Evite a automedicação

De acordo com o Ministério da Saúde destaca que em caso de suspeita de ambas as doenças é considerável manter a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível fazer os testes para identificar a exata enfermidade e realizar o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. não deixe de procurar uma assistência na unidade de saúde mais próxima.

 

Veja Também

Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP

Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família

Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas

Projeto cria política nacional de proteção de rios