Safra de soja em MS deve crescer 11,4% e alcançar 14,6 milhões de toneladas
Estimativa revisada aponta aumento na produtividade e avanço na colheita, apesar do impacto do clima


Mato Grosso do Sul deve produzir 14,6 milhões de toneladas de soja na safra 2024/2025, segundo dados revisados pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga-MS). O volume representa um aumento de 11,4% em relação à safra anterior.
A área cultivada no estado foi confirmada em 4,5 milhões de hectares, 6,8% superior ao ciclo anterior. A produtividade média estimada foi revisada para 54,4 sacas por hectare, superando a expectativa inicial de 51,7 sacas. Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), apesar dos desafios climáticos, o resultado indica um avanço na produção.
"Mesmo com o impacto do estresse hídrico, a produtividade ficou acima da previsão inicial, resultando em uma produção maior que os 13,9 milhões de toneladas esperados", explicou Verruck.
O levantamento aponta que 2,288 milhões de hectares foram afetados por estresse hídrico, correspondendo a 51% da área total. A redução das chuvas entre dezembro e janeiro impactou lavouras implantadas entre setembro e outubro. Até 28 de março, a colheita havia atingido 93% da área acompanhada, com avanço maior na região sul (94,8%), seguida pelo centro (92%) e norte (87,5%).
Para a segunda safra de milho, a estimativa é de 2,103 milhões de hectares cultivados, com produção prevista de 10,2 milhões de toneladas, um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior.
Veja Também
Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março
Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems
Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping
