Diário Digital
 
Economia

Safra de soja em MS deve crescer 11,4% e alcançar 14,6 milhões de toneladas

Estimativa revisada aponta aumento na produtividade e avanço na colheita, apesar do impacto do clima

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Reprodução Agência de Notícias de Governo de Mato Grosso do Sul)

Mato Grosso do Sul deve produzir 14,6 milhões de toneladas de soja na safra 2024/2025, segundo dados revisados pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga-MS). O volume representa um aumento de 11,4% em relação à safra anterior.

A área cultivada no estado foi confirmada em 4,5 milhões de hectares, 6,8% superior ao ciclo anterior. A produtividade média estimada foi revisada para 54,4 sacas por hectare, superando a expectativa inicial de 51,7 sacas. Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), apesar dos desafios climáticos, o resultado indica um avanço na produção.

"Mesmo com o impacto do estresse hídrico, a produtividade ficou acima da previsão inicial, resultando em uma produção maior que os 13,9 milhões de toneladas esperados", explicou Verruck.

O levantamento aponta que 2,288 milhões de hectares foram afetados por estresse hídrico, correspondendo a 51% da área total. A redução das chuvas entre dezembro e janeiro impactou lavouras implantadas entre setembro e outubro. Até 28 de março, a colheita havia atingido 93% da área acompanhada, com avanço maior na região sul (94,8%), seguida pelo centro (92%) e norte (87,5%).

Para a segunda safra de milho, a estimativa é de 2,103 milhões de hectares cultivados, com produção prevista de 10,2 milhões de toneladas, um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior.

Veja Também

Balança comercial se recupera e tem superávit de US$ 8,15 bi em Março

Tarifas de Trump podem criar oportunidades para MS, avalia Fiems

Atendimento gratuito para Imposto de Renda no Pátio Central Shopping

PL que amplia isenção do IR impacta mais de 236 mil em MS

AddThis Website Tools