SAD usará Inteligência Artificial para melhorar eficiência nas contratações
Previsão é de reduzir em 50% o tempo de efetivação de licitações

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) do Mato Grosso do Sul iniciou na segunda-feira (2) um ciclo de formação em Inteligência Artificial aplicada aos processos de licitação do Estado. A oficina, intitulada “Total - Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT”, tem uma carga horária de 28 horas e conta com a participação de 83 servidores da Secretaria-Executiva de Licitações (SEL) e das áreas de contratos e licitações dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
O treinamento faz parte das ações do Governo do Estado voltadas à modernização da Administração Pública e busca melhorar a eficiência nos processos de contratos e licitações. Com o uso de Inteligência Artificial nas etapas de planejamento e elaboração de contratações, espera-se reduzir em 50% o tempo de efetivação das licitações, aumentando a assertividade das compras e a otimização dos recursos públicos.
O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, destacou que o objetivo da oficina é qualificar os servidores das áreas de compras e promover maior interação entre eles, aprimorando o desempenho nas contratações públicas. Felini também ressaltou a importância de uma contratação eficiente para que as secretarias possam entregar serviços e políticas públicas essenciais para a população.
Apesar de o curso ser oferecido on-line, os participantes em Campo Grande foram reunidos em três locais físicos para promover a troca de experiências e a integração entre as equipes. A secretária-executiva de Licitações, Muriel Moreira, frisou que essa aproximação é importante para o avanço das melhorias necessárias.
A oficina teve início na tarde de segunda-feira e contará com mais seis encontros nos dias 03, 05, 06, 16 e 17 de setembro. As aulas, ministradas pelo professor Janderson da Costa Barbosa, abordam temas como macroprocessos das contratações públicas, criação de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e Termo de Referência (TR) com uso de Inteligência Artificial, planejamento da contratação, elaboração da Matriz de Riscos, levantamento de mercado, e estimativa do valor da contratação.
Veja Também
SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
Seminário debate impactos de eventos severos e ações de prevenção em MS
Pesquisa revela que brasileiros preferem ganhar presentes a PIX