Geral

Risco de tempestades e quedas de energia no fim de semana leva Energisa a emitir alerta em MS

Para o período, a Energisa MS preparou um plano de ação e reforça orientações de segurança à população.

|
Redação
A concessionária conta com equipes posicionadas estrategicamente nas principais regiões, agilizando os atendimentos. A rede elétrica também foi reforçada e possui tecnologias que permitem o religamento e o isolamento de trechos, o que possibilita restabelecer o fornecimento antes mesmo da conclusão dos reparos. (Foto: Luiz Aberto)

O início da próxima semana deve ser marcado por chuva forte em Mato Grosso do Sul. Segundo o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e o NetClima, há previsão de tempestades acompanhadas de rajadas de vento no domingo (21) e na segunda-feira (22) em todo o Estado. Para o período, a Energisa MS preparou um plano de ação e reforça orientações de segurança à população.

A concessionária conta com equipes posicionadas estrategicamente nas principais regiões, agilizando os atendimentos. A rede elétrica também foi reforçada e possui tecnologias que permitem o religamento e o isolamento de trechos, o que possibilita restabelecer o fornecimento antes mesmo da conclusão dos reparos. A combinação de chuva, ventos fortes e descargas atmosféricas representa risco para a rede elétrica.

“Os ventos fortes quebram galhos, provocam quedas de grandes árvores e lançam objetos contra a rede, podendo romper cabos e interromper o fornecimento. Também é comum surgirem atoleiros, transbordamentos e alagamentos, especialmente em áreas rurais, o que pode dificultar a chegada das equipes em locais mais distantes”, explica Marcelo Santana, coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa MS. Ele reforça a importância de cuidados básicos para evitar acidentes. “Evite manipular cabos ou antenas, permanecer em locais descampados e se aproximar de cabos rompidos ou postes danificados, pela possibilidade de estarem energizados”, alerta.

Entre as recomendações estão evitar objetos soltos em quintais e áreas externas, que podem ser arremessados pelo vento e atingir a rede. Também é indicado retirar equipamentos da tomada durante as tempestades. “Alguns eletrodomésticos são mais sensíveis, como computadores e televisores. A orientação é desligar da tomada quando começar a chuva forte. O uso de dispositivos de proteção de surtos (DPSs) também ajuda a prevenir danos”, ressalta Renata Rodrigues de Paula, coordenadora de Segurança da empresa.

Ela destaca ainda a importância de proteger os aparelhos dentro de casa. “Tirar os eletrodomésticos de perto de janelas e portas, ou mantê-las bem fechadas, é fundamental. O contato com a água pode causar curtos-circuitos e danos irreparáveis aos componentes internos”, completa.

Dicas de segurança em períodos chuvosos

 

 

 

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande