Rio de Janeiro e Curitiba: Ótimos destinos para trilhas
Ambas cidades escondem muitas coisas para nós descobrirmos em sua natureza
Tanto o Rio de Janeiro quanto Curitiba são capitais em seus estados (seus nomes Rio de Janeiro e Paraná, respectivamente). E embora estejam geograficamente em áreas muito diferentes, isto não significa que não tenham coisas incríveis a oferecer.
Não fique conformado. Mesmo se você acha que conhece estas cidades como a palma de sua mão, tanto o Rio de Janeiro quanto Curitiba escondem muitas coisas para nós
descobrirmos em sua natureza.
Rio de Janeiro: Além da cidade maravilhosa - É verdade. Não encontramos muitas cidades que tenham sido construídas em locais tão bonitos como aquele em que o Rio de Janeiro está localizado. Esta cidade maravilhosa parece estar permanentemente acordada e sempre terá algo a nos oferecer.
Além de suas belas praias e bairros que oferecem diferentes tipos de vida para aqueles que ousam se aventurar neles, o Rio de Janeiro tem uma vista excepcional de todos os morros
onde a natureza é lei.
Trilhas nos morros - Um contato mais próximo com o verde do Rio é encontrado quando se caminha ao longo de seus morros, que compreendem muito mais do que o lindo e tradicional Pão de Açúcar, que pode ser acessado por teleférico. Para aqueles que gostam de trekking, há várias trilhas que podem ser feitas em outros morros.
Dois Irmãos - Esta trilha é considerada de pouca dificuldade. A entrada é na favela de Vidigal. A maior parte desta caminhada é leve, embora haja partes onde há subidas mais íngremes.
Uma vez no topo, você poderá ver o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo Freitas e a Rocinha, a maior favela da América Latina. À direita você pode ver as famosas praias de Ipanema e Leblon, Barra da Tijuca e Pedra da Gávea.
Morro da Urca - Quando pegamos o teleférico ao Pão de Açúcar, devemos saber também que ele tem mais uma parada: o Morro da Urca. Este morro pode ser percorrido por uma caminhada fácil de 40 minutos. A trilha é muito bonita, e você verá até mesmo muitos macacos que, se não forem perturbados, ficarão lá tranquilos. Quando você desce, pode fazê-lo pela mesma trilha que utilizou para subir (se a trilha estiver aberta, pois tem horários) ou usando o teleférico.
Pedra da Gávea - Neste caso, devemos estar falando de uma das trilhas mais difíceis, que é recomendável fazer com equipamento de escalada e um guia. A Pedra da Gávea está a 842 metros acima do nível do mar, por isso você anda muito mais longe do que quando visita o Cristo Redentor no Morro do Corcovado.
Embora toda a caminhada seja cerca de três horas de subida e exija muito esforço, o ponto mais complexo desta trilha é quando você se depara com a carrasqueira, uma parede íngreme que passa por cima do próprio vazio. É
importante, portanto, estar em boas condições físicas.
Pedra do Telegrafo - Para aqueles que já procuraram este destino, certamente já viram a famosa foto que se deve tirar neste lugar, "suspenso" de uma pedra no topo da colina, com vista para o vazio. É claro, embora a subida do morro tenha 300 metros de comprimento, não é mais do que uma ilusão: esta pedra está a apenas 1,5m acima do solo, então você só tem que tirar a foto no ângulo correto.
Morro do Corcovado - Como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor pode ser alcançado a pé. Esta trilha é bastante pesada, pois envolve a escalada de 712 metros acima do nível do mar com muitos trechos de subida e descida. Você tem que pagar a taxa de entrada, mas não paga o trajeto de teleférico.
Curitiba, a cidade sustentável e verde - Curitiba é reconhecida como uma cidade ecológica com a maior quantidade de espaço verde por pessoa. Além disso, possui um sistema de transporte eficiente para 100% de seus cidadãos.
Isto faz dela uma cidade que se preocupa muito com a conservação do meio ambiente e da própria natureza que vive nela, por isso há muitas trilhas interessantes.
Morro Anhangava - Este é um dos favoritos entre os amantes das trilhas na região. O Morro do Anhangava permite todos os tipos de trilhas, mas também oferece escalada para aqueles que gostam de escalar. Neste morro há trilhas para iniciantes, com um tempo médio de escalada de até 2 horas. O acesso é na base do IAP, em Quatro Barras.
Morro do Canal - Este morro está localizado em Piraquara. Aqui encontramos uma trilha bastante simples com uma boa sinalização. No entanto, isto não significa que não haja partes mais íngremes para as quais você precisa estar devidamente equipado. O cume fica a cerca de duas horas de distância, de onde se pode ver toda a barragem de Piraquara e a cidade de Curitiba.
Morro do Vigia e Pedra Amarela - Perto do Morro do Canal estão o Morro do Vigia e a Pedra Amarela. Estes morros são para aqueles que têm mais experiência e estão em boas condições físicas. É aconselhável, além de carregar o equipamento necessário, ir com um guia que conheça a trilha.
Salto dos Macacos - Esta é uma das mais belas atrações da Serra do Mar. Com escorregas naturais e belas cachoeiras, a beleza do Salto dos Macacos lhe rendeu uma reputação merecida: esta cachoeira tem uma queda impressionante de cerca de 70 metros. Entretanto, para chegar lá acima, recomenda-se o apoio de guias experientes, pois o percurso não é tão fácil.
Morro Pão do Ló - Este morro está localizado em Quatro Barras, dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca. Quem vive em Curitiba sabe que esta opção é muito fácil de acessar. A subida deste morro é fácil a média dificuldade a partir da base do IAP. No topo você pode ver belas vistas de Curitiba e de toda a região, assim como as montanhas do Marumbi e do Pico Paraná.
Veja Também
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116