Revitalização do 9º GBM em Coxim envolve colaboração de reeducandos
Três custodiados do EPMC realizaram melhorias no Corpo de Bombeiros como parte do programa de retribuição social da Agepen

O 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) de Coxim passou por uma revitalização com a colaboração de três reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim (EPMC). Os custodiados realizaram serviços de elétrica, hidráulica, alvenaria e pintura, como parte do programa de retribuição social da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
A comandante do Corpo de Bombeiros de Coxim, Capitã Rayanne Pereira Brum Santos, expressou sua gratidão pelo apoio recebido do presídio. Segundo ela, a revitalização melhorou significativamente as condições de trabalho para os bombeiros. “Essa colaboração foi fundamental para a concretização da obra. Além disso, os reeducandos demonstraram grande prestatividade, contribuindo significativamente para a comunidade”, afirmou.
Jean Carlos da Silva Cunha, diretor do EPMC, destacou que os reeducandos também realizaram melhorias na Delegacia de Polícia Civil e no Batalhão da Polícia Militar de Coxim. “Juntos somos mais fortes, e essa ocupação produtiva da mão de obra carcerária é uma forma de retribuição social. O estabelecimento penal contribui diretamente com outras forças de segurança, promovendo um trabalho integrado”, explicou.
A ação faz parte de um esforço contínuo para promover a reinserção social dos reeducandos por meio do trabalho, permitindo que retribuam à sociedade enquanto se preparam para sua reintegração ao mercado de trabalho.
As obras no 9º GBM foram concluídas em cerca de 40 dias. A cada três dias de trabalho, os detentos tiveram remição de um dia de pena, conforme a Lei de Execução Penal (LEP).
Veja Também
Governo de MS entrega 115 títulos de regularização fundiária a famílias de Jardim
IFMS divulga resultado preliminar da seleção para cursos técnicos integrados
Veja como decorar a casa economizando energia e sem risco de acidentes
APAE da Capital destaca Laboratório pioneiro de Análise de Movimento