Geral

Reunião discute Plano de Manejo Integrado do Fogo no Pantanal

Encontro aborda práticas de queimas controladas para reduzir incêndios e melhorar a produção agrícola na região

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Com a intensificação dos extremos climáticos, como seca histórica e incêndios florestais no Pantanal, foi realizada, na última quinta-feira (10), a Primeira Reunião de Apresentação e Planejamento do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF). O encontro, parte do projeto de consolidação do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN), ocorreu na Base de Estudos do Pantanal da UFMS, em Miranda (MS), e reuniu produtores rurais e moradores do entorno da unidade de conservação.

O evento foi organizado por uma parceria entre a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Wetlands International Brasil, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e o Instituto Terra Brasilis. O objetivo central foi discutir práticas de manejo do fogo para reduzir a propagação de incêndios florestais, melhorar a produção agrícola e controlar pragas.

(Foto: Divulgação)

O PMIF prevê o mapeamento das áreas de risco e a criação de um cronograma de queimas prescritas para as regiões prioritárias. “Queremos usar o fogo de maneira ecológica, o que chamamos de pirodiversidade, por meio de queimas controladas integradas ao manejo”, explicou Geraldo Damasceno, coordenador do Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (NEFAU).

A reunião contou com a presença de representantes do Prevfogo/Ibama, Sindicato Rural de Corumbá, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar Ambiental e Marinha do Brasil.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande