Retinoblastoma: 15% dos casos em crianças são descobertos muito avançados
Campanha de conscientização sobre a doença acontece neste sábado (21) no Shopping Campo Grande


Mais de 150 milhões de brasileiros foram impactados em 2023 com o apelo de um pai e uma mãe. Tiago Leifert e Daiana Garbin criaram a Campanha de Olho nos Olhinhos com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de até 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal.
Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua.
A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.
Para conscientizar a comunidade sobre a importância da atenção à visão dos bebês, o Shopping Campo Grande – integrante do grupo ALLOS,com apoio da MS Visão, participa de uma ação nacional de que ocorre em 44 shoppings do todo o Brasil, promovendo ações de orientação neste sábado (21), das 10h às 22h.
De acordo com a médica oftalmologista pediátrica da MS Visão, Talita Richards de Andrade, a retinoblastoma é uma doença que acomete crianças até 5 anos de idade em média e por apresentar poucos sintomas, em geral a família percebe quando a doença já está em estágio avançado. “A suspeita se dá através do exame oftalmológico completo com a dilatação da pupila e confirmado através de biópsia e por isso as consultas periódicas são importantes. Entretanto, cerca de 90% dos casos são passíveis de tratamento, preservando não só a vida como a visão. Mas isso depende do momento do diagnóstico, quanto mais cedo, maiores as chances de sucesso”, explica a médica.
Nesta ação de orientação, profissionais irão apresentar ao público do Shopping Campo Grande, material de orientação e alertar sobre possíveis sintomas. “É uma ação gratuita que visa informar e promover à saúde infantil como um todo e principalmente à saúde ocular das nossas crianças”, finaliza Dra. Talita.
Olho de Gato – Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.
A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Em 18 de setembro é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012.
Em 2024, a campanha “De Olho nos Olhinhos” chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores, como a ALLOS. Além disso, terá um novo integrante, a mascote ‘Flash’, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença – o olho de gato – que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica. “O grupo ALLOS é parceiro dessa importante iniciativa promoção da saúde e o Shopping Campo Grande, sempre comprometido com causas sociais, usa seu espaço para que, com apoio do quadro clínico da MS Visão, a informação chegue ao maior número de pessoas possível, promovendo a saúde e colaborando para possíveis diagnósticos precoces. Mais que um local para compras e lazer, o Shopping entende seu papel social e a abrangência de suas ações para impactar positivamente a sociedade”, pondera a gerente de Marketing do Shopping, Gabriella Alves.
**Informações de Sato Comunicação
Veja Também
Funsat realiza “Feira Campo Grande em Ação” no Parque Ayrton Senna
Propostas do Judiciário reorganizam serviços extrajudiciais de três comarcas
Atletas de Três Lagoas conquistam seis medalhas no Kombat Festival
Câmara Municipal realiza solenidade para entrega da Medalha Nelson Trad