Retinoblastoma: 15% dos casos em crianças são descobertos muito avançados
Campanha de conscientização sobre a doença acontece neste sábado (21) no Shopping Campo Grande
Mais de 150 milhões de brasileiros foram impactados em 2023 com o apelo de um pai e uma mãe. Tiago Leifert e Daiana Garbin criaram a Campanha de Olho nos Olhinhos com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de até 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal.
Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua.
A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.
Para conscientizar a comunidade sobre a importância da atenção à visão dos bebês, o Shopping Campo Grande – integrante do grupo ALLOS,com apoio da MS Visão, participa de uma ação nacional de que ocorre em 44 shoppings do todo o Brasil, promovendo ações de orientação neste sábado (21), das 10h às 22h.
De acordo com a médica oftalmologista pediátrica da MS Visão, Talita Richards de Andrade, a retinoblastoma é uma doença que acomete crianças até 5 anos de idade em média e por apresentar poucos sintomas, em geral a família percebe quando a doença já está em estágio avançado. “A suspeita se dá através do exame oftalmológico completo com a dilatação da pupila e confirmado através de biópsia e por isso as consultas periódicas são importantes. Entretanto, cerca de 90% dos casos são passíveis de tratamento, preservando não só a vida como a visão. Mas isso depende do momento do diagnóstico, quanto mais cedo, maiores as chances de sucesso”, explica a médica.
Nesta ação de orientação, profissionais irão apresentar ao público do Shopping Campo Grande, material de orientação e alertar sobre possíveis sintomas. “É uma ação gratuita que visa informar e promover à saúde infantil como um todo e principalmente à saúde ocular das nossas crianças”, finaliza Dra. Talita.
Olho de Gato – Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.
A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Em 18 de setembro é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012.
Em 2024, a campanha “De Olho nos Olhinhos” chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores, como a ALLOS. Além disso, terá um novo integrante, a mascote ‘Flash’, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença – o olho de gato – que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica. “O grupo ALLOS é parceiro dessa importante iniciativa promoção da saúde e o Shopping Campo Grande, sempre comprometido com causas sociais, usa seu espaço para que, com apoio do quadro clínico da MS Visão, a informação chegue ao maior número de pessoas possível, promovendo a saúde e colaborando para possíveis diagnósticos precoces. Mais que um local para compras e lazer, o Shopping entende seu papel social e a abrangência de suas ações para impactar positivamente a sociedade”, pondera a gerente de Marketing do Shopping, Gabriella Alves.
**Informações de Sato Comunicação
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