Diário Digital
 
Geral

Resolução torna o programa ‘MS em Ação: Segurança e Cidadania’ ação estratégica da Sejusp

Ação: Segurança e Cidadania, consiste em levar as comunidades remotas, de difícil acesso e territórios vulneráveis de Mato Grosso do Sul

|
Redação
AddThis Website Tools
Cidadã sendo atendida (Foto:Reprodução/PREFCG)

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública publicou na sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado (DOE), uma resolução que institui como ação estratégica da Sejusp o Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, que tem por objetivo promover a segurança e cidadania a populações que vivem em localidades vulneráveis ou de difícil acesso, por meio de serviços essenciais como a emissão da carteira de identidade, por exemplo.

Este ano, a Sejusp, em parceria com outras secretarias estaduais e municipais, parceiros e outras instituições, realizou duas edições do MS em Ação: Segurança e Cidadania, a primeira em março, na aldeia Jaguapiru, em Dourados, com mais de 2.500 atendimentos.

A segunda edição do programa aconteceu em Amambai, na aldeia Amambai, onde foram atendidos mais de 10.000 indígenas das etnias Guarani-Kaiowá, com diversos serviços, que vão de emissão da certidão de nascimento a consultas médicas.

Oficialmente, o MS em Ação: Segurança e Cidadania, consiste em levar as comunidades remotas, de difícil acesso e territórios vulneráveis de Mato Grosso do Sul, serviços públicos essenciais, aproximar as comunidades atendidas dos profissionais de segurança pública, ampliando assim a capacidade de resolução de problemas e conflitos, bem como prevenindo a ocorrência de crimes.

Entre os princípios do programa estão a articulação, integração e cooperação entre as instituições públicas, a participação da sociedade civil, a participação da comunidade atendida e a transversalidade das políticas públicas.

Por meio do MS em Ação: Segurança e Cidadania, as populações vulneráveis tem o acesso facilitado e de forma gratuita a mais de 20 serviços como a emissão da 1ª e 2ª vias de certidões de nascimento, carteira de identidade, título de eleitor, do CPF e da carteira de trabalho, registro de boletins de ocorrência e oitiva de testemunhas e vítimas, atendimentos médicos e odontológicos, orientações sobre higiene bucal, oficinas e palestras educativas, entre outros.

A resolução que institui o MS em Ação: Segurança e Cidadania como instrumento de realização das ações estratégicas no âmbito da Sejusp

Veja Também

Hortaliças cultivadas por acadêmicos de agronomia serão doadas ao asilo

Governo de MS discute parcerias com grandes conglomerados japoneses

Grupo Pereira cria Universidade Corporativa para equipe e familiares

Campanha defende transporte legalizado e combate à clandestinidade

AddThis Website Tools