Geral

Resíduos de construção civil será tema discutido em 'Semana Lixo Zero'

|
Redação

Em alusão à Semana Lixo Zero, está o Seminário Resíduos Sólidos: o descarte é só o começo, onde o secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, apresentará o tema “Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil no município de Campo Grande”. O evento acontece na próxima sexta-feira (25), das 8h às 18h30, no anfiteatro do CREA-MS.

A Semana Lixo Zero é um evento promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, em parceria com o setor público e privado, para conscientizar a população e mostrar a importância de repensar a forma de lidar com seus resíduos.  Aproveitando a oportunidade, o secretário irá expor o trabalho que está sendo realizado pela prefeitura, sob a coordenação da Semadur na gestão dos resíduos da construção civil, bem como o rastreamento desses resíduos visando o combate ao descarte irregular. “O Seminário será um momento de exposição de experiências quando os participantes terão a oportunidade de momentos de aprendizado, com ampliação de dados e conhecimento de inovações”, destacou Eduardo Costa.

Profissionais sustentáveis – Antes do Seminário, na próxima quarta-feira (23), a programação da Semana terá um bate-papo sobre os profissionais sustentáveis que se destacam no mercado de trabalho. O encontro será com o gerente de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Semadur, Heltton Guimarães, partir das 19h, na sala 734, Bloco 7, da universidade Uniderp.

A intenção em realizar a Semana Lixo Zero é empoderar e dar visibilidade às boas práticas realizadas nas cidades para consumo inteligente, descarte consciente de resíduos recicláveis, resíduos orgânicos e rejeitos, mas principalmente chamar a atenção para o universo de benefícios sociais, econômicos e ambientais. As ações Semana envolvem práticas de sensibilização, educação, redução, reuso, reciclagem, compostagem, arranjos produtivos locais, entre outras ações de conscientização e de negócios.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  – Esta ação atende a meta 2, 3, 12, 15 e 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses ODS têm como propósito: promover a agricultura sustentável, protege; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A programação completa das ações realizadas durante a Semana Lixo Zero está disponível no , acesse.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande