Diário Digital
 
Geral

Reme oferece 3,7 milhões de refeições por mês nas escolas

Prefeitura elabora 273 cardápios diferentes para atender os alunos

|
Isabela Duarte
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/ Prefeitura)

A Prefeitura de Campo Grande divulgou informações sobre a merenda escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). São mais de 3,7 milhões de refeições para 109 mil estudantes do ensino fundamental e educação infantil.

Nutricionista da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), Michelli Ignácio, afirmou que os produtos usados pela Reme são de qualidade, tanto os industrializados, quanto proteínas e de origem de agricultura familiar. Os perecíveis, como frutas, legumes, verduras, têm cronograma de entrega semanal nas escolas.

Por mês, as 205 unidades escolares recebem 150 toneladas de itens secos e congelados, além de hortifrúti, para a produção das refeições. A cada mês a equipe técnica de nutricionistas da Suale elabora sete cardápios diferenciados para unidades urbanas e rurais, de acordo com o público e o período de funcionamento (integral ou não), para respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, além da sazonalidade e diversificação agrícola da região na alimentação saudável adequada.

A carne de origem bovina (músculo moído e congelado) adquirida e destinada para a merenda dos alunos da Reme é congelada pelo método IQF, com máximo 10% de gordura ou sebo, 3% de água limpa, sem aponeurose (membrana fibrosa) e excesso de gorduras, e com carimbo de inspeção do órgão regulador (SIF, SIE, ou SIM). 

O congelamento individual de 2 kg de carne facilita o porcionamento, diminuindo a manipulação e o tempo de preparo, com menor risco de contaminação. O produto é 100% aproveitado, não havendo desperdício. 

Os produtos comercializados através do método IQF (congelamento rápido individual – sendo o melhor método de conservação de alimentos perecíveis) mantêm a qualidade nutricional e sensorial igual ao produto fresco, porém com todas as vantagens já descritas.

Restrições alimentares - A Reme possui cerca de 450 alunos com restrição alimentar, como intolerância à lactose, ao glúten, doença celíaca, diabetes mellitus e alergia à proteína do leite de vaca, soja, ovo e corante. 

Desta forma, a Prefeitura elabora 273 cardápios diferentes para os alunos, garantindo a segurança alimentar. Os pratos são pensados por nutricionistas, com visitas técnicas às escolas, passando as informações e orientação para os preparos.

(Com informações de Agência Brasil)

Veja Também

Sesc Teatro Prosa tem show, documentário e animação para crianças

Balaio Feira Criativa abre inscrições para expositores da 24ª edição

Pesquisadoras de MS são finalistas do Prêmio Nacional Confap 2024

Inflação oficial desacelera em março, mas atinge maior patamar desde 2023

AddThis Website Tools