Diário Digital
 
Geral

Registro final de morte de bovinos em MS pode atingir 2 mil

Mudança brusca de temperatura matou diversas cabeças de gado na última semana

|
Victória Bissaco
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação/Iagro)

A estimativa da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) é de que o frio intenso tenha matado cerca de duas mil cabeças de gado em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. A mudança brusca de temperatura - de 30ºC para 4ºC, com sensação térmica de 0ºC - influenciou na morte dos animais. 

Os levantamentos preliminares indicaram a morte de 1.071 animais por questões climáticas. Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o número ainda não está atualizado “Agora esse número começa a aumentar, inclusive porque está sendo feito um levantamento. Acreditamos que deve chegar próximo das duas mil cabeças”, explicou.

A morte de bovinos por conta das baixas temperaturas não é recorrente no Estado. Conforme Daniel Ingold, o último registro da situação havia sido em 2010. A orientação para evitar as mortes é deixar o gado em um lugar mais quente, com serragem. "Eles são animais que estão acostumados com o calor. No Pantanal, devido aos ventos, a sensação acaba sendo ainda pior”, completou.

O prejuízo estimado aos produtores rurais pode chegar a R$ 3 milhões. Maioria das mortes ocorreram na região da Nhecolândia, no Pantanal e Rio Verde de Mato Grosso. O diretor-presidente da Iagro garante que a Agência se dedica à checagem de informações e orientações técnicas para descarte das carcaças.

Veja Também

'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS

Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

AddThis Website Tools